Sétima Arte - o poder do cinema

Hoje meu foco é sobre A sétima Arte ou cinema. Resolvi escrever sobre cinema porque quero aproveitar o tema, que é puramente arte, diga-se de passagem "A Sétima Arte" para divulgar o curta de um amigo.

O nome do Curta é "Indefesa" e o meu amigo chama-se Milton Lima. Como o objetivo deste blog é abranger, discutir e divulgar as mais variadas formas de artes, achei mais do que "justo e necessário" tratar sobre a arte do cinema e como forma de ilustrução disponibilizar o curta do meu amigo.

A curta aborda um tema forte, a pedofilia, por isso merece bastante atenção e principalmente reflexão para que este ato tão brutal seja abolido completamente da face da terra e que exista mais respeito pelas crianças, que são sinônimo de alegria, pureza e amor. Para conferir o curta clique aqui: Indefesa: Um curta de Milton Lima

Enquanto estava escrevendo sobre a Sétima Arte fiquei curiosa para saber quais seriam as outras artes antes da Sétima. E para saciar minha curiosidade resolvi fazer uma pesquisa no Google. Segue abaixo trecho que retirei do Blog da Cultura (7 artes- enfim um comeco):

Em 1911, Ricciotto Canudo, usando da força simbólica do número 7 (veja mais depois do jump), escreve o Manifesto das Sete Artes. Porém essa referência é apenas ilustrativa, pois cada uma das artes se caracteriza por seus elementos básicos que formatam sua linguagem.

Elas se ordenam da seguinte forma:
1ª Arte - Música (som);
2ª Arte - Dança/Coreografia (movimento);
3ª Arte - Pintura (cor);
4ª Arte - Escultura (volume);
5ª Arte - Teatro (representação);
6ª Arte - Literatura (palavra);
7ª Arte - Cinema (integra os elementos das artes anteriores).

Atualmente este conceito está ultrapassado, mas não perdeu sua força no imaginário popular. Prova disto é a constante repetição da expressão “A Sétima Arte” como referência ao cinema.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas