Pular para o conteúdo principal

O poder de uma grande idéia no mundo da Tecnologia da Informação

Hoje o acesso à Tecnologia da Informação e aos Sistemas Colaborativos não é mais restrito ao mundo corporativo. É importante frisar que os Sistemas Colaborativos voltados para os ambientes corporativos são mais robustos e completos no quesito funcionalidades colaborativas do que os Sistemas Colaborativos disponíveis gratuitamente na Internet. Para maiores detalhes sobre as funcionalidades de um Sistema Colaborativo vide artigos que escrevi, no Imasters.

O que aconteceu é que o conceito de colaboração online ganhou proporções muito além do mundo corporativo e com o advento das mídias sociais, blogs, Twitter, Google ganhou um número muito grande de usuários e está causando uma revolução na comunicação atual. O conceito de coloração online está tão fortemente enraizado hoje que todas as ferramentas atuais de tecnologia da informação: mídias sociais, blogs, Twitter, Google, smartfones, etc estão integradas. Ao disponibilizar uma notícia no Twitter automaticamente essa noticia é vinculada ao Facebook, LinkedIn, etc. Ao publicar um post no blog o mesmo é automaticamente disponibilizado no LinkedIn, por exemplo. E esta façanha é muito simples de ser feita, basta apenas efetuar uma configuração rápida e fácil.

Vale lembrar que esse conceito de colaboração online não é recente. Ele é antigo. O Linux é um excelente exemplo de colaboração online. Milhares de distribuições Linux são desenvolvidas por vários desenvolvedores espalhados pelo mundo inteiro, que desenvolvem novas funcionalidades e as disponibilizam na rede. Voluntários colaboram na elaboração da documentação dessas funcionalidades. E tudo isso administrado em um ambiente colaborativo suportado pela tecnologia da informação.

Outros exemplos clássicos de colaboração online que também não são recentes: A Wikipedia e os Wikis. O del.icio.us, que oferece serviço on-line e gratuito que permite adicionar, compartilhar e pesquisar bookmarks. Mais do que um serviço de busca na web ele é uma ferramenta para arquivar e catalogar os sites preferidos de forma que esses sites possam ser acessados de qualquer lugar.

O que difere a colaboração online de agora da colaboração online que sempre existiu é que hoje o mundo inteiro “colabora”. Esse mundo de “colaboração” não é mais apenas para os desenvolvedores Linux, Nerds, Geeks, pessoas envolvidas com Tecnologia da Informação. Esse mundo de “colaboração” é dos Adolescentes, Donas de Casa, Administradores, Advogados, Publicitários, Estudantes de Medicina, Atores... Enfim para qualquer pessoal que deseje experimentá-lo.

Essa mudança de paradigma não influenciou apenas no aumento da quantidade de usuários e informações na Rede, como também criou um vasto leque de opções de negócios “Colaborativos”.

Considero o Google como o exemplo “top” de inovação, criatividade e negócio “colaborativo”. Eles oferecem várias ferramentas de coloração online que podem ser utilizadas por pequenas empresas (Google Docs, Google Agenda, Google Presentation).

Recentemente li sobre o Vizir e achei a idéia dos caras fantástica. Por isso vou mencioná-la como exemplo de negócio inovador, criativo e suportado pela tecnologia da informação. O Vizir é um serviço que mede a reputação de uma determinada marca nas mídias sócias. Notifica quando ocorre alguma reclamação, além de informar quem está falando e o que falaram. Para maiores detalhes sobre o Vizir clique aqui.

Hoje o poder de uma grande idéia, inovadora e criativa vale muito no mundo da Tecnologia da Informação. A Tecnologia da Informação está aí, disponível para todos. É visível que o conhecimento tecnológico é um diferencial hoje em dia, porém a criatividade é algo que faz toda diferença. A união da inovação, criatividade e tecnologia da informação é uma fórmula certa para o sucesso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do conceito de família

A FAMÍLIA mostra as leis que vigoram no interior da casa e que, transferidas ao exterior, mantêm a ordem no estado e no mundo. Quando a família está em ordem, todos os relacionamentos sociais da humanidade também estão. Das cinco relações sociais, três são encontradas no interior da família: a relação entre pai e filho, que é a do amor; entre o pai e a mãe, que é a do recato; entre o irmão mais velho e o irmão mais moço, que é a da correção. O afetuoso respeito do filho é então transferido para a vida, como exemplo de lealdade ao dever. A correção e o afeto existentes entre os irmãos são aplicados ao amigo como lealdade e aos superiores como deferência. A família é a célula que dá origem à sociedade, o solo nativo em que o exercício dos deveres morais é facilitado pela natural afeição. Nesse pequeno círculo são criados os princípios éticos que mais tarde serão ampliados às relações humanas em geral. Aqui também a influência deve partir da própria pessoa para dirigir-se aos o

Ofício de Nossa Senhora da Conceição

INTRODUÇÃO Em Maria está toda a plenitude de graças. Nela o Verbo de Deus, Jesus Cristo, se fez homem. Com a encarnação, Maria se fez co-redentora. Com sua vida de união com Jesus, ela se torna mestra, rainha e modelo; na morte de seu Filho Jesus, este no-la entrega como nossa mãe. Por isso, louvemos a toda cheia de graça, Maria, a mãe, mestra e rainha da humanidade. Ave-Maria Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Consagração diária à Nossa Senhora Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus, ó Virgem Dulcíssima, eu Vos ofereço o meu coração, afim de que o conserveis intacto como o Vosso Coração Imaculado. Eu vos ofereço minha inteligência, para que ela conceba apenas pensamentos de paz e bondade, de pureza e verdade. Eu vos ofereço a minha vontade, para que ela se mantenha viva e generosa ao serviço de Deus.

Reciclagem: embalagem de iogurte vira boneco da Turma da Mônica

“A ação é uma forma de reaproveitar materiais e incentivar a criatividade das crianças”. Para educar as crianças para um mundo ecologicamente sustentável, a Danone e a Mauricio de Sousa Produções fizeram uma parceria para lançar " O Verdadeiro Danone Monta Turma " com reaproveitamento da embalagem. Os potinhos do iogurte foram projetados para serem reutilizados e se transformarem em bonecos da Mônica e do Cebolinha. Cada embalagem do iogurte vem com oito potinhos, o que permite montar quatro bonecos - dois da Mônica e dois do Cebolinha. O corpo de cada boneco é formado por dois potinhos. O iogurte ainda vem acompanhado de uma cartela para recortar e colar olhos, cabelos, braços e sapatos para caracterizar cada personagem. Fonte: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,a-estrategia-dos-grandes-embalagem-de-iogurte-vira-boneco-da-turma-da-monica,2835,0.htm