Pular para o conteúdo principal

O prazer em não fazer nada

Esses dias assisti o filme “Comer, Rezar e Amar”.  Uma das coisas que me chamou a atenção foi uma cena na Itália, onde os Italianos enfatizam o prazer em não fazer nada.

Pois bem,  ontem aqui em São Paulo fez um dia lindo de sol, depois de várias semanas de garoa e frio. Então resolvi experimentar o prazer em não fazer nada. Vesti uma roupa bem confortável, peguei um livro e fui ao parque do Ibirapuera, que para minha sorte e privilégio, fica bem perto de casa.

Chegando lá, me sentei perto do lago e comecei a ler o livro. Depois de lê bastante resolvi pura e simplesmente sentir o vento e o sol bater no meu rosto e apreciei aquele momento, com calma. A sensação foi ótima! A liberdade de simplesmente parar e ficar em paz é maravilhosa.  Deixar a mente tranquila, sem preocupações e vários pensamentos concorrendo pela minha atenção foi um belo exercício. Respirar e sentir.  Agradecer pela vida e sentir o prazer em não fazer nada. Às vezes isso é o bálsamo que a nossa alma precisa para se revigorar. 

Para fechar o meu momento de liberdade e “sem fazer nada”, resolvi fazer uma caminhada. No meio do caminho encontrei várias pessoas andando de bicicleta e me lembrei da minha Amiga Paula. Um dia, fomos à exposição do Pequeno Príncipe, na Oca e depois fizemos um passeio de bicicleta pelo parque, e esse dia estava tão exuberante e lindo como ontem. Senti uma saudade enorme da Paula e uma vontade de lhe dá um abraço. Fechei meus olhos e imaginei esse abraço.

Voltei para minha casa, muito leve, feliz e sentindo paz de espírito. Passei num restaurante que eu gosto, pois queria tomar uma taça de vinho para celebrar aquele dia, porém tinha uma fila enorme de espera e não estava nenhuma vontade de me estressar. Desisti do vinho e no meio do caminho achei um barzinho vazio, resolvi tomar uma cervejinha e depois fui para casa. Adorei o prazer em não fazer nada. Vivemos na correria da cidade grande e na maioria das vezes nos esquecemos das coisas simples.

Hoje dei uma olhada no blog da Paula e vi uma linda mensagem que ela dedicou para seus amigos incluindo eu. Nesse momento tive a certeza de que ela sentiu o meu abraço!

Comentários

Paula Figueiredo disse…
Querida Carla! Obrigada pela presença e amizade. Que saudade de vc e do Ibira! Bjoos!
Paula Figueiredo disse…
Que linda você Carla! Obrigada por essa lindeza de post! Aprecio muito a sua amizade! Estou bem agora mentalizando um abraço cheio de carinho, amor e gratidão por você existir e estar em minha vida neste agora! Obrigada linda! Adoro muito você! E vamos confiar na VIDA e em nós mesmas! :)
Paula Figueiredo disse…
Você é uma querida! Fico feliz que eu possa estar contribuindo com algo... Meus textos são uma elaboração do que vivo, por isso, desconstróem e reconstróem também. Busco ter esperança, mas só quando isso é saudável. Ë essa busca pelo meio que, geralmente vem pelos extremos. O importante é continuar a sorrir! Sua amizade é de um valor infinito. Obrigada! Grande abraço! E vamos CONFIAR no amor, na vida, na ARTE e, sobretudo, em NÓS. Bjão!
aprendizdeurubu disse…
Tudo bem Carla?
Eu sou do sul, sul mesmo (risos).
Achei seu blog buscando sobre o "Dolce far niente" do Comer Rezar Amar.
Adorei sua postagem, pois normalmente esquecemos mesmo de pequenos detalhes, e eu estou procurando uma forma de começar a buscar por esses detalhes.
Não tenho nenhum problema sério, mas sinto um enorme vazio dentro de mim, e suas palavras foram imensamente interessantes.
Vou colocar seu blog nos meus favoritos, e, desde já, parabéns pela iniciativa. Normalmente só achamos lixo na internet.
Um grande abraço.
Carla disse…
Obrigada pelo comentário. Este meu post é o mais lido do blog. Quando o escrevi procurei canalizar toda a emoção que estava sentindo. Pelo visto deu certo. Todas as pessoas que lêem sentem o que eu quis transmitir.

Um grande abraço,
Carla

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do conceito de família

A FAMÍLIA mostra as leis que vigoram no interior da casa e que, transferidas ao exterior, mantêm a ordem no estado e no mundo. Quando a família está em ordem, todos os relacionamentos sociais da humanidade também estão. Das cinco relações sociais, três são encontradas no interior da família: a relação entre pai e filho, que é a do amor; entre o pai e a mãe, que é a do recato; entre o irmão mais velho e o irmão mais moço, que é a da correção. O afetuoso respeito do filho é então transferido para a vida, como exemplo de lealdade ao dever. A correção e o afeto existentes entre os irmãos são aplicados ao amigo como lealdade e aos superiores como deferência. A família é a célula que dá origem à sociedade, o solo nativo em que o exercício dos deveres morais é facilitado pela natural afeição. Nesse pequeno círculo são criados os princípios éticos que mais tarde serão ampliados às relações humanas em geral. Aqui também a influência deve partir da própria pessoa para dirigir-se aos o

Ofício de Nossa Senhora da Conceição

INTRODUÇÃO Em Maria está toda a plenitude de graças. Nela o Verbo de Deus, Jesus Cristo, se fez homem. Com a encarnação, Maria se fez co-redentora. Com sua vida de união com Jesus, ela se torna mestra, rainha e modelo; na morte de seu Filho Jesus, este no-la entrega como nossa mãe. Por isso, louvemos a toda cheia de graça, Maria, a mãe, mestra e rainha da humanidade. Ave-Maria Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Consagração diária à Nossa Senhora Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus, ó Virgem Dulcíssima, eu Vos ofereço o meu coração, afim de que o conserveis intacto como o Vosso Coração Imaculado. Eu vos ofereço minha inteligência, para que ela conceba apenas pensamentos de paz e bondade, de pureza e verdade. Eu vos ofereço a minha vontade, para que ela se mantenha viva e generosa ao serviço de Deus.

Reciclagem: embalagem de iogurte vira boneco da Turma da Mônica

“A ação é uma forma de reaproveitar materiais e incentivar a criatividade das crianças”. Para educar as crianças para um mundo ecologicamente sustentável, a Danone e a Mauricio de Sousa Produções fizeram uma parceria para lançar " O Verdadeiro Danone Monta Turma " com reaproveitamento da embalagem. Os potinhos do iogurte foram projetados para serem reutilizados e se transformarem em bonecos da Mônica e do Cebolinha. Cada embalagem do iogurte vem com oito potinhos, o que permite montar quatro bonecos - dois da Mônica e dois do Cebolinha. O corpo de cada boneco é formado por dois potinhos. O iogurte ainda vem acompanhado de uma cartela para recortar e colar olhos, cabelos, braços e sapatos para caracterizar cada personagem. Fonte: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,a-estrategia-dos-grandes-embalagem-de-iogurte-vira-boneco-da-turma-da-monica,2835,0.htm