O prazer em não fazer nada

Esses dias assisti o filme “Comer, Rezar e Amar”.  Uma das coisas que me chamou a atenção foi uma cena na Itália, onde os Italianos enfatizam o prazer em não fazer nada.

Pois bem,  ontem aqui em São Paulo fez um dia lindo de sol, depois de várias semanas de garoa e frio. Então resolvi experimentar o prazer em não fazer nada. Vesti uma roupa bem confortável, peguei um livro e fui ao parque do Ibirapuera, que para minha sorte e privilégio, fica bem perto de casa.

Chegando lá, me sentei perto do lago e comecei a ler o livro. Depois de lê bastante resolvi pura e simplesmente sentir o vento e o sol bater no meu rosto e apreciei aquele momento, com calma. A sensação foi ótima! A liberdade de simplesmente parar e ficar em paz é maravilhosa.  Deixar a mente tranquila, sem preocupações e vários pensamentos concorrendo pela minha atenção foi um belo exercício. Respirar e sentir.  Agradecer pela vida e sentir o prazer em não fazer nada. Às vezes isso é o bálsamo que a nossa alma precisa para se revigorar. 

Para fechar o meu momento de liberdade e “sem fazer nada”, resolvi fazer uma caminhada. No meio do caminho encontrei várias pessoas andando de bicicleta e me lembrei da minha Amiga Paula. Um dia, fomos à exposição do Pequeno Príncipe, na Oca e depois fizemos um passeio de bicicleta pelo parque, e esse dia estava tão exuberante e lindo como ontem. Senti uma saudade enorme da Paula e uma vontade de lhe dá um abraço. Fechei meus olhos e imaginei esse abraço.

Voltei para minha casa, muito leve, feliz e sentindo paz de espírito. Passei num restaurante que eu gosto, pois queria tomar uma taça de vinho para celebrar aquele dia, porém tinha uma fila enorme de espera e não estava nenhuma vontade de me estressar. Desisti do vinho e no meio do caminho achei um barzinho vazio, resolvi tomar uma cervejinha e depois fui para casa. Adorei o prazer em não fazer nada. Vivemos na correria da cidade grande e na maioria das vezes nos esquecemos das coisas simples.

Hoje dei uma olhada no blog da Paula e vi uma linda mensagem que ela dedicou para seus amigos incluindo eu. Nesse momento tive a certeza de que ela sentiu o meu abraço!
5 comentários

Postagens mais visitadas