Frei Veloso e a Tipografia do Arco do Cego

A exposição "Frei Veloso e a Tipografia do Arco do Cego" se refere ao trabalho do missionário, naturalista e editor brasileiro, Frei José Mariano da Conceição Veloso (1741-1811), que dirigiu a Casa Impressora do Arco do Cego, em Lisboa, entre 1799 e 1801, criada como parte do projeto português de investigação e divulgação do conhecimento sobre a vida e a natureza no Brasil.


As obras que fazem parte da exposição consistem em gravuras e livros originalmente impressos na Casa Impressora do Arco do Cego, pertencentes ao acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.


(Cristina Antunes , Ermelinda Pataca, Curadoras)

Fonte: Pinacoteca de São Paulo

"...irei multiplicando, por benefício da prensa, aquelas obras que a tenuidade dos meus talentos julgar próprias para auxiliar este novos exploradores da Natureza, para que lhes não haja de ser preciso recursos aos livros forasteiros, que além de não os haver, são de um preço excessivo os que aparecem".


(Frei Veloso, na apresentação da obra Helminthologia)

Fonte: Pinacoteca de São Paulo
TIPOGRAFIA, CIÊNCIA E ARTE: O BRASIL COLONIAL - O Estrambólica Arte foi lá conferir. Particularmente gostei muito, porque a obra mistura Ciência, Arte e a tecnologia da época. E para quem desejar conferir, a exposição fica em cartaz até o dia 15 de novembro de 2011.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas