Pular para o conteúdo principal

Qual será o tamanho da base de dados do Google?

E como não poderia deixar de ser, eu, na qualidade de nerd e “geek alternativo” fiquei meditando e questionando o tamanho da base de dados do Google, sem contar no tamanho da influência do Google em nossas vidas – abre parênteses – EU NÃO VIVO SEM O GOOGLE – fecha parênteses. E olha que não sou a única pessoa a dizer isso.

Esse meu momento filosófico, tecnológico, questionador teve inicio quando disponibilizei algumas fotos no Picasa Web, em seguida publiquei um post no meu blog (no caso este blog aqui), alterei o lactou do blog e enviei um e-mail pelo Picasa Web notificando meus amigos sobre um novo álbum. Tudo isso, num clique do mouse, fácil e rápido.

Fiquei encantada e pensei no incrível poder da tecnologia da informação, dos sistemas colaborativos e do Google que nos permite editar e disponibilizar dados, imagens e vídeos na Web com a maior facilidade. Outra coisa que chamou muito minha atenção é o tamanho da base de dados do Google e como eles conseguem administra-la. Somente eu, tenho uma conta no Gmail, onde armazeno e categorizo “todos” os meus e-mails (exceto aqueles que são spam), tenho um blog onde publico texto, vídeo e fotos, sem contar o Picasa e o Orkut. Agora além de mim, somem milhões e milhões de usuários espalhados pelo mundo inteiro – “Vixe Maria” – é muita informação e haja banco de dados para suportar tudo isso.

O mais louco/incrível/surreal/assustador é que nós, usuários não pagamos nada por todos esses e muitos outros serviços. E o Google está lá cada vez mais descobrindo coisas novas, ganhando mais dinheiro, investindo em novas tecnologias e desenvolvendo mais serviços interessantes e gratuitos.

Outro fato curioso é que não só o Google, mas todas as aplicações da tecnologia da informação e comunicação e os sistemas colaborativos estão presentes na nossa vida e se tornaram tão natural que chegam a ser indispensáveis, eles já fazem parte da nossa rotina diária. Quando não conseguimos acessa-los nos sentimos “desprovidos de informação” e “ilhados” (eu pelo menos me sinto ilhada quando não consigo acessar meu e-mail, o blog e a Internet de uma forma geral).

Toda essa tecnologia permite de certa forma uma democracia da informação e do conhecimento, pois nos dá a liberdade de expressão e os meios necessários para expressar nossas idéias, pensamentos sentimentos. Nos permite interagir com outras pessoas, opinar e questionar. É simplesmente sensacional.

Agora voltando ao tamanho da base de dados do Google vou consultar meus “companheiros nerds e geeks” e tentar entender a parte técnica que envolve o gerenciamento de grandes/enormes bases de dados.

Um coisa é certa os nerds e os geek vão dominar o mundo.

Comentários

Andrew Aguiar disse…
Carla um livro muito bom que explica esse 'grátis' do google é: 'Free: The Future of a Radical Pric'
em português 'O poder do grátis'.

http://www.amazon.com/Free-Future-Radical-Chris-Anderson/dp/B00342VEP6/ref=sr_1_4?s=books&ie=UTF8&qid=1279215985&sr=1-4

recomendo...
Lives em Tokyo disse…
Nada é de graça neste mundo. Se o Google disponibiliza estes serviços de graça é porque eles têm lucro em outras partes. Se você pesquisar sobre os ganhos do Google vai ver de onde vem o lucro dele. Em relação ao banco de dados é muito simples, é só ter programadores que criem e deem manutenção no banco de dados que de resto é mais espaço físico que são os hardwares, que também precisa de pessoas qualificadas para cuidar desta parte. Eu acho mais incrível o banco de dados de bancos, lá se tiver um problema o bicho pega.

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do conceito de família

A FAMÍLIA mostra as leis que vigoram no interior da casa e que, transferidas ao exterior, mantêm a ordem no estado e no mundo. Quando a família está em ordem, todos os relacionamentos sociais da humanidade também estão. Das cinco relações sociais, três são encontradas no interior da família: a relação entre pai e filho, que é a do amor; entre o pai e a mãe, que é a do recato; entre o irmão mais velho e o irmão mais moço, que é a da correção. O afetuoso respeito do filho é então transferido para a vida, como exemplo de lealdade ao dever. A correção e o afeto existentes entre os irmãos são aplicados ao amigo como lealdade e aos superiores como deferência. A família é a célula que dá origem à sociedade, o solo nativo em que o exercício dos deveres morais é facilitado pela natural afeição. Nesse pequeno círculo são criados os princípios éticos que mais tarde serão ampliados às relações humanas em geral. Aqui também a influência deve partir da própria pessoa para dirigir-se aos o

Ofício de Nossa Senhora da Conceição

INTRODUÇÃO Em Maria está toda a plenitude de graças. Nela o Verbo de Deus, Jesus Cristo, se fez homem. Com a encarnação, Maria se fez co-redentora. Com sua vida de união com Jesus, ela se torna mestra, rainha e modelo; na morte de seu Filho Jesus, este no-la entrega como nossa mãe. Por isso, louvemos a toda cheia de graça, Maria, a mãe, mestra e rainha da humanidade. Ave-Maria Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Consagração diária à Nossa Senhora Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus, ó Virgem Dulcíssima, eu Vos ofereço o meu coração, afim de que o conserveis intacto como o Vosso Coração Imaculado. Eu vos ofereço minha inteligência, para que ela conceba apenas pensamentos de paz e bondade, de pureza e verdade. Eu vos ofereço a minha vontade, para que ela se mantenha viva e generosa ao serviço de Deus.

Reciclagem: embalagem de iogurte vira boneco da Turma da Mônica

“A ação é uma forma de reaproveitar materiais e incentivar a criatividade das crianças”. Para educar as crianças para um mundo ecologicamente sustentável, a Danone e a Mauricio de Sousa Produções fizeram uma parceria para lançar " O Verdadeiro Danone Monta Turma " com reaproveitamento da embalagem. Os potinhos do iogurte foram projetados para serem reutilizados e se transformarem em bonecos da Mônica e do Cebolinha. Cada embalagem do iogurte vem com oito potinhos, o que permite montar quatro bonecos - dois da Mônica e dois do Cebolinha. O corpo de cada boneco é formado por dois potinhos. O iogurte ainda vem acompanhado de uma cartela para recortar e colar olhos, cabelos, braços e sapatos para caracterizar cada personagem. Fonte: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,a-estrategia-dos-grandes-embalagem-de-iogurte-vira-boneco-da-turma-da-monica,2835,0.htm