Hoje o acesso à Tecnologia da Informação e aos Sistemas Colaborativos não é mais restrito ao mundo corporativo. É importante frisar que os Sistemas Colaborativos voltados para os ambientes corporativos são mais robustos e completos no quesito funcionalidades colaborativas do que os Sistemas Colaborativos disponíveis gratuitamente na Internet. Para maiores detalhes sobre as funcionalidades de um Sistema Colaborativo vide artigos que escrevi, no Imasters.
O que aconteceu é que o conceito de colaboração online ganhou proporções muito além do mundo corporativo e com o advento das mídias sociais, blogs, Twitter, Google ganhou um número muito grande de usuários e está causando uma revolução na comunicação atual. O conceito de coloração online está tão fortemente enraizado hoje que todas as ferramentas atuais de tecnologia da informação: mídias sociais, blogs, Twitter, Google, smartfones, etc estão integradas. Ao disponibilizar uma notícia no Twitter automaticamente essa noticia é vinculada ao Facebook, LinkedIn, etc. Ao publicar um post no blog o mesmo é automaticamente disponibilizado no LinkedIn, por exemplo. E esta façanha é muito simples de ser feita, basta apenas efetuar uma configuração rápida e fácil.
Vale lembrar que esse conceito de colaboração online não é recente. Ele é antigo. O Linux é um excelente exemplo de colaboração online. Milhares de distribuições Linux são desenvolvidas por vários desenvolvedores espalhados pelo mundo inteiro, que desenvolvem novas funcionalidades e as disponibilizam na rede. Voluntários colaboram na elaboração da documentação dessas funcionalidades. E tudo isso administrado em um ambiente colaborativo suportado pela tecnologia da informação.
Outros exemplos clássicos de colaboração online que também não são recentes: A Wikipedia e os Wikis. O del.icio.us, que oferece serviço on-line e gratuito que permite adicionar, compartilhar e pesquisar bookmarks. Mais do que um serviço de busca na web ele é uma ferramenta para arquivar e catalogar os sites preferidos de forma que esses sites possam ser acessados de qualquer lugar.
O que difere a colaboração online de agora da colaboração online que sempre existiu é que hoje o mundo inteiro “colabora”. Esse mundo de “colaboração” não é mais apenas para os desenvolvedores Linux, Nerds, Geeks, pessoas envolvidas com Tecnologia da Informação. Esse mundo de “colaboração” é dos Adolescentes, Donas de Casa, Administradores, Advogados, Publicitários, Estudantes de Medicina, Atores... Enfim para qualquer pessoal que deseje experimentá-lo.
Essa mudança de paradigma não influenciou apenas no aumento da quantidade de usuários e informações na Rede, como também criou um vasto leque de opções de negócios “Colaborativos”.
Considero o Google como o exemplo “top” de inovação, criatividade e negócio “colaborativo”. Eles oferecem várias ferramentas de coloração online que podem ser utilizadas por pequenas empresas (Google Docs, Google Agenda, Google Presentation).
Recentemente li sobre o Vizir e achei a idéia dos caras fantástica. Por isso vou mencioná-la como exemplo de negócio inovador, criativo e suportado pela tecnologia da informação. O Vizir é um serviço que mede a reputação de uma determinada marca nas mídias sócias. Notifica quando ocorre alguma reclamação, além de informar quem está falando e o que falaram. Para maiores detalhes sobre o Vizir clique aqui.
Hoje o poder de uma grande idéia, inovadora e criativa vale muito no mundo da Tecnologia da Informação. A Tecnologia da Informação está aí, disponível para todos. É visível que o conhecimento tecnológico é um diferencial hoje em dia, porém a criatividade é algo que faz toda diferença. A união da inovação, criatividade e tecnologia da informação é uma fórmula certa para o sucesso.
O que aconteceu é que o conceito de colaboração online ganhou proporções muito além do mundo corporativo e com o advento das mídias sociais, blogs, Twitter, Google ganhou um número muito grande de usuários e está causando uma revolução na comunicação atual. O conceito de coloração online está tão fortemente enraizado hoje que todas as ferramentas atuais de tecnologia da informação: mídias sociais, blogs, Twitter, Google, smartfones, etc estão integradas. Ao disponibilizar uma notícia no Twitter automaticamente essa noticia é vinculada ao Facebook, LinkedIn, etc. Ao publicar um post no blog o mesmo é automaticamente disponibilizado no LinkedIn, por exemplo. E esta façanha é muito simples de ser feita, basta apenas efetuar uma configuração rápida e fácil.
Vale lembrar que esse conceito de colaboração online não é recente. Ele é antigo. O Linux é um excelente exemplo de colaboração online. Milhares de distribuições Linux são desenvolvidas por vários desenvolvedores espalhados pelo mundo inteiro, que desenvolvem novas funcionalidades e as disponibilizam na rede. Voluntários colaboram na elaboração da documentação dessas funcionalidades. E tudo isso administrado em um ambiente colaborativo suportado pela tecnologia da informação.
Outros exemplos clássicos de colaboração online que também não são recentes: A Wikipedia e os Wikis. O del.icio.us, que oferece serviço on-line e gratuito que permite adicionar, compartilhar e pesquisar bookmarks. Mais do que um serviço de busca na web ele é uma ferramenta para arquivar e catalogar os sites preferidos de forma que esses sites possam ser acessados de qualquer lugar.
O que difere a colaboração online de agora da colaboração online que sempre existiu é que hoje o mundo inteiro “colabora”. Esse mundo de “colaboração” não é mais apenas para os desenvolvedores Linux, Nerds, Geeks, pessoas envolvidas com Tecnologia da Informação. Esse mundo de “colaboração” é dos Adolescentes, Donas de Casa, Administradores, Advogados, Publicitários, Estudantes de Medicina, Atores... Enfim para qualquer pessoal que deseje experimentá-lo.
Essa mudança de paradigma não influenciou apenas no aumento da quantidade de usuários e informações na Rede, como também criou um vasto leque de opções de negócios “Colaborativos”.
Considero o Google como o exemplo “top” de inovação, criatividade e negócio “colaborativo”. Eles oferecem várias ferramentas de coloração online que podem ser utilizadas por pequenas empresas (Google Docs, Google Agenda, Google Presentation).
Recentemente li sobre o Vizir e achei a idéia dos caras fantástica. Por isso vou mencioná-la como exemplo de negócio inovador, criativo e suportado pela tecnologia da informação. O Vizir é um serviço que mede a reputação de uma determinada marca nas mídias sócias. Notifica quando ocorre alguma reclamação, além de informar quem está falando e o que falaram. Para maiores detalhes sobre o Vizir clique aqui.
Hoje o poder de uma grande idéia, inovadora e criativa vale muito no mundo da Tecnologia da Informação. A Tecnologia da Informação está aí, disponível para todos. É visível que o conhecimento tecnológico é um diferencial hoje em dia, porém a criatividade é algo que faz toda diferença. A união da inovação, criatividade e tecnologia da informação é uma fórmula certa para o sucesso.
Comentários