Pular para o conteúdo principal

Razão e Paixão

Equação - Akiane Kramarik

Vossa alma muitas vezes é um campo de batalha, sobre o qual vossa razão e vosso discernimento travam uma guerra, contra vossa paixão e vosso anelo.

Quem dera eu fosse o pacificador em vossa alma, para que pudesse converter a discórdia e a rivalidade de vossos elementos em harmonia e melodia.

Mas como eu o faria, a menos que vós também fosseis os pacificadores, mais ainda, os amantes de vossos próprios elementos?

Vossa razão e vossa paixão são o leme e as velas de vossa alma navegadora.

Se ambos, suas velas e seu leme estiverem quebrados, vós podereis apenas balançar e vaguear ao sabor do vento, ou então ficardes estagnados em mar aberto.

Pois a razão, governando solitária, é uma limitadora de forças; e a paixão, negligenciada, é uma chama que arde para sua própria destruição.

Portanto, que vossa alma exalte vossa razão à estatura de vossa paixão, para que ela possa cantar;

E que ela dirija vossa paixão com a razão, para que vossa paixão possa viver por sua própria ressureição diária e, como a fênix, ressurgir de suas próprias cinzas.

Gostaria que vós considerásseis vosso discernimento e vosso desejo da mesma forma que o faríeis com dois convidados queridos em vossa casa.

Certamente, vós não honrariéis mais a um convidado do que ao outro, pois aquele que desse mais atenção a um perderia o afeto e a confiança de ambos.

Entre as colinas, quando sentardes à sombra fresca dos álamos-brancos, compartilhando da serenidade dos campos e pradaria distantes - então, que vosso coração diga em silêncio: "Deus repousa na razão".

E quando vier a tempestade, e o poderoso vento sacudir a floresta, e o trovão e o relâmpago proclamarem a majestade do céu - que vosso coração diga em reverência: "Deus move-se com paixão".

E visto que sois uma brisa na esfera de Deus, e uma folha em Sua floresta, vós também deveis repousar na razão e mover-se com paixão.

(Kahlil Gibran)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ofício de Nossa Senhora da Conceição

INTRODUÇÃO Em Maria está toda a plenitude de graças. Nela o Verbo de Deus, Jesus Cristo, se fez homem. Com a encarnação, Maria se fez co-redentora. Com sua vida de união com Jesus, ela se torna mestra, rainha e modelo; na morte de seu Filho Jesus, este no-la entrega como nossa mãe. Por isso, louvemos a toda cheia de graça, Maria, a mãe, mestra e rainha da humanidade. Ave-Maria Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Consagração diária à Nossa Senhora Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus, ó Virgem Dulcíssima, eu Vos ofereço o meu coração, afim de que o conserveis intacto como o Vosso Coração Imaculado. Eu vos ofereço minha inteligência, para que ela conceba apenas pensamentos de paz e bondade, de pureza e verdade. Eu vos ofereço a minha vontade, para que ela se mantenha viva e generosa ao serviço de Deus....

A importância do conceito de família

A FAMÍLIA mostra as leis que vigoram no interior da casa e que, transferidas ao exterior, mantêm a ordem no estado e no mundo. Quando a família está em ordem, todos os relacionamentos sociais da humanidade também estão. Das cinco relações sociais, três são encontradas no interior da família: a relação entre pai e filho, que é a do amor; entre o pai e a mãe, que é a do recato; entre o irmão mais velho e o irmão mais moço, que é a da correção. O afetuoso respeito do filho é então transferido para a vida, como exemplo de lealdade ao dever. A correção e o afeto existentes entre os irmãos são aplicados ao amigo como lealdade e aos superiores como deferência. A família é a célula que dá origem à sociedade, o solo nativo em que o exercício dos deveres morais é facilitado pela natural afeição. Nesse pequeno círculo são criados os princípios éticos que mais tarde serão ampliados às relações humanas em geral. Aqui também a influência deve partir da própria pessoa para dirigir-se aos o...

Reciclagem: embalagem de iogurte vira boneco da Turma da Mônica

“A ação é uma forma de reaproveitar materiais e incentivar a criatividade das crianças”. Para educar as crianças para um mundo ecologicamente sustentável, a Danone e a Mauricio de Sousa Produções fizeram uma parceria para lançar " O Verdadeiro Danone Monta Turma " com reaproveitamento da embalagem. Os potinhos do iogurte foram projetados para serem reutilizados e se transformarem em bonecos da Mônica e do Cebolinha. Cada embalagem do iogurte vem com oito potinhos, o que permite montar quatro bonecos - dois da Mônica e dois do Cebolinha. O corpo de cada boneco é formado por dois potinhos. O iogurte ainda vem acompanhado de uma cartela para recortar e colar olhos, cabelos, braços e sapatos para caracterizar cada personagem. Fonte: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,a-estrategia-dos-grandes-embalagem-de-iogurte-vira-boneco-da-turma-da-monica,2835,0.htm