Ontem os protestos SOPA/PIPA ganharam uma notoriedade e comentários em toda a Internet. O titulo deste post foi inspirado no comentário que o meu primo fez no Google+ quando disponibilizei uma notícia sobre o tema polêmico: “Agora que o Barack Obama também não apoia o projeto, caiu uma mosca na SOPA! #liberdade”.
Já dizia o sábio Raul Seixas, “Eu sou a mosca que pousou em sua SOPA...”. A intensão do Raul ao escrever essa música foi justamente o fato de incomodar a censura da época, protestar, tirar do sério, chamar a atenção contra a liberdade de expressão.
Ontem o site Wikipedia ficou fora do ar o dia inteiro em forma de protesto. O Google publicou um link no seu site principal com petição online, contra os projetos de lei SOPA (Stop Online Piracy Act) e PIPA (Piracy Act), que tramitam na Câmara e no Congresso americano, respectivamente.
Seguem alguns números e um pouco da repercussão desse protesto que virou manchete nos principais sites de notícia hoje:
- Mais de 10 mil sites se soma a protesto contra lei;
- Discussão sobre Sopa gera 2,4 mi de tuítes;
- Pelo menos 4,5 milhões de usuários assinaram a petição online do Google;
- Pelo Twitter, o cartunista Mauricio de Sousa anunciou o protesto da Turma da Mônica contra os projetos;
- Mark Zuckerberg também publicou mensagem contra o SOPA.
Agora um pouco de humor sempre faz bem. Sou fiel leitora do site Vida de Programador e ontem eles publicaram uma tirinha muito divertida sobre este protesto. Segue a tirinha para nos divertir um pouco.
Para quem quiser conhecer o site Vida de Programador segue o link:
Comentários
Bem pensado!