Pular para o conteúdo principal

Amor


Por que você ama alguém? 

É por causa de suas  qualidades ou por causa de um sentimento de afinidade ou de intimidade?

Você pode amar alguém por suas qualidades e não ter um sentimento de afinidade. Esse tipo de amor gera competitividade e ciúme. Isso não ocorre quando o amor surge da afinidade. Se você ama alguém por suas qualidades, quando as qualidades mudam ou você se acostuma com essas qualidades, seu amor também muda. Entretanto, se você ama alguém por sentir afinidade, porque ele pertence a você, então esse amor permanece por todas as vidas.

As pessoas dizem, “Eu amo Deus porque ele é grandioso”. E se Deus fosse comum, apenas um de nós? Então seu amor por Deus terminaria. Se você ama Deus porque Ele é seu, então de qualquer modo que Deus seja, se Ele cria ou destrói, você ainda o ama. O amor por afinidade é como o amor por si mesmo.

Pergunta: “Por que tantas pessoas não amam a si mesmas”?

Não. É justamente o contrário. Elas amam tanto a si mesmas que querem ter qualidades melhores. Querem parecer melhores do que pensam que são. Esse amor pelas qualidades faz com que sejam duras consigo mesmas.

Se o amor é baseado nas qualidades de uma pessoa, esse amor não é estável. Depois de algum tempo as qualidades mudam e o amor fica abalado. Amar alguém por sua grandiosidade ou singularidade é amor de terceira categoria. Amar alguém porque ele pertence a você, grandioso ou não, é amor incondicional.

O conhecimento, junto com sadhana, seva e satsang – práticas espirituais, serviço e se reunir em celebração – ajuda a criar o sentimento de pertencimento. Quando o amor nasce de um sentimento de pertencimento as ações e qualidades não encobrem o amor. Nem as qualidades nem as ações podem ser perfeitas em todos os momentos. Apenas o amor e um sentimento de afinidade podem ser perfeitos.

Fonte:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do conceito de família

A FAMÍLIA mostra as leis que vigoram no interior da casa e que, transferidas ao exterior, mantêm a ordem no estado e no mundo. Quando a família está em ordem, todos os relacionamentos sociais da humanidade também estão. Das cinco relações sociais, três são encontradas no interior da família: a relação entre pai e filho, que é a do amor; entre o pai e a mãe, que é a do recato; entre o irmão mais velho e o irmão mais moço, que é a da correção. O afetuoso respeito do filho é então transferido para a vida, como exemplo de lealdade ao dever. A correção e o afeto existentes entre os irmãos são aplicados ao amigo como lealdade e aos superiores como deferência. A família é a célula que dá origem à sociedade, o solo nativo em que o exercício dos deveres morais é facilitado pela natural afeição. Nesse pequeno círculo são criados os princípios éticos que mais tarde serão ampliados às relações humanas em geral. Aqui também a influência deve partir da própria pessoa para dirigir-se aos o...

Ofício de Nossa Senhora da Conceição

INTRODUÇÃO Em Maria está toda a plenitude de graças. Nela o Verbo de Deus, Jesus Cristo, se fez homem. Com a encarnação, Maria se fez co-redentora. Com sua vida de união com Jesus, ela se torna mestra, rainha e modelo; na morte de seu Filho Jesus, este no-la entrega como nossa mãe. Por isso, louvemos a toda cheia de graça, Maria, a mãe, mestra e rainha da humanidade. Ave-Maria Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Consagração diária à Nossa Senhora Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus, ó Virgem Dulcíssima, eu Vos ofereço o meu coração, afim de que o conserveis intacto como o Vosso Coração Imaculado. Eu vos ofereço minha inteligência, para que ela conceba apenas pensamentos de paz e bondade, de pureza e verdade. Eu vos ofereço a minha vontade, para que ela se mantenha viva e generosa ao serviço de Deus....

Dalí aqui no Brasil - pela Primeira vez uma exposição inteira sobre Salvador Dalí

É com muita honra e alegria que escrevo este post sobre a exposição, do Salvador Dalí, que acontecerá aqui no Brasil. Sou fã do Dalí e de toda a sua obra e faz tempo que sonho com esta exposição. "Não esqueçamos que as massas sabem valorizar o sentido da poesia." A primeira parada acontecerá em maio, no   Centro Cultural Banco do Brasil , do Rio. Depois, em outubro, partirá para o  Instituto Tomie Ohtake , em São Paulo.  Pinturas a óleo, livros, fotos, objetos, documentos, pertences pessoais e mais diversos trabalhos do surrealista serão abertos ao público. As obras fazem parte do acervo Teatro-Museu Dalí de Figueras, que fica na Espanha.   Para conhecer o museu clique aqui .   O Estrambólica Arte não perderá esta exposição por nada e publicará todos os detalhes da mesma aqui. Pegando o gancho da exposição, recorri ao meu livro do Dalí, e sempre que recorro a ele, encontro coisas belíssimas.  Transcrevo o resumo de um lindo te...