Salve o Baião!

Recentemente voltei de férias. Fui lá para a "Terrinha", uma cidade que fica no sul do Ceará, chamada Milagres. Na volta li uma matéria muito interessante, na revista da Gol que falava sobre a banda, Forró in the dark (Forró no escuro, título de uma música de Luiz Gonzaga).

Esta banda é formada por brasileiros que tocam forró nos States, pois é, isso mesmo! O nosso bom e velho forró anda fazendo muito sucesso por aí. O som deles tem muita influência da música do Reio do Baião, Luiz Gonzaga.

Desde criança que escuto muito Luiz Gonzaga. Meu pai era uma pessoa que gostava muito de música e era muito eclético por sinal. Com ele conheci as músicas de Luiz e até Raul Seixas. Sem contar Elvis e por aí vai. Com meu pai aprendi a ter amor pela música e essa, sem sombra de dúvida, foi uma das melhores lições que ele me ensinou.

É marcante a presença do Baião nas músicas do Raul Seixas, eu particularmente adoro as músicas dele porque mistura rock que eu adoro com o Baião que faz parte das minhas origens. Segundo o próprio Raul, Elvis e Luiz Gonzaga "são duas almas gêmeas".

Chegando aqui em São Paulo encontrei com meu tio e ele comentou sobre o documentário-musical "O Homem que engarrafa nuvens".


Resolvi assistir esse documentário e gostei muito. Não sei se foi pelo fato de ter chegado rescentemente da "Terrinha" e as imagens do filme reforçou minhas lembranças de casa, ou de vê a grande influência do Baião não só na música brasileira, como na música em tudo mundo, enfim, sinceramente gostei muito do documentário, pois ele mostra não só a vida e a pessoa de Humberto Teixeira (Doutor do Baião) como um pouco da cultura do Nordeste. 

Para acessar o blog oficial do filme clique aqui. E para aqueles que tem interesse por música e cultura popular vale a pena assistir.
3 comentários

Postagens mais visitadas