E viva a lei que obriga escolas públicas e privadas do país a ter biblioteca

A arte da leitura nos faz viajar e conhecer várias coisas sem sair do lugar. A arte da leitura nos proporciona mais cultura e conhecimento. Logo, quanto mais livros disponíveis para a população e principalmente para os alunos mais aprendizado.

Fonte: Blog da Cultura

Agora é LEI, bibliotecas em TODAS as escolhas públicas e privadas. O "Diário Oficial da União" publicou na edição desta terça-feira a lei que obriga todas instituições públicas e privadas de ensino do país a ter uma biblioteca.

A Lei 1.244/2010 determina que toda escola tenha um acervo de livros nas bibliotecas de pelo menos um título por aluno matriculado. Cabe à instituição adaptar o acervo conforme as necessidades, promovendo a divulgação, preservação e o funcionamento das bibliotecas escolares.

As escolas terão até dez anos para instalar os espaços destinados aos livros, material videográfico, documentos para consulta, pesquisa e leitura.

De acordo com o Blog da Cultura, dados do INAF (2007) mostram que 72% dos jovens e adultos brasileiros não dominam plenamente as habilidades da leitura e da escrita. Desses, 7% são analfabetos totais e 65% são alfabetizados funcionais (possuem relativa capacidade de utilizar a leitura e a escrita para resolver situações cotidianas). Há muito a se fazer, muito a que trabalhar e muito a que cobrar. Todas as nações correm atrás do mesmo desafio, pois é unânime a visão de que o futuro da civilização está no conhecimento. E nem precisamos nos comparar a grandes nações, basta olhar em volta. O país tem uma biblioteca pública para cada 33 mil habitantes, enquanto a nossa vizinha Argentina tem uma para 17 mil.

Portanto, viva esta lei que obriga escolas públicas e privadas do país a ter biblioteca. Que mais leis de incentivo a arte e a cultura sejam sancionadas promovendo mais conhecimento.
1 comentário

Postagens mais visitadas