Trabalho Colaborativo

De acordo com Sarmento (2002) a colaboração consiste no trabalho conjunto de duas ou mais pessoas com o objetivo de produzir algo que represente mais do que a soma individual das partes. A colaboração é um princípio de trabalho em conjunto que produz confiança, integridade e resultados através de verdadeiro consenso, propriedade e alinhamento de todos os aspectos da organização.
Analisando as definições acima, percebe-se que há alguns elementos que caracterizam e efetivam a colaboração. Esses elementos são os seguintes: trabalho conjunto, objetivo de produzir algo, consenso e alinhamento de todos os aspectos da organização.
O trabalho colaborativo entre membros de um grupo produz melhores resultados do que se eles atuassem isoladamente, pois a troca de conhecimento e de experiência, aliados à interação entre essas pessoas, proporcionam um maior entendimento e capacidade de gerar melhores alternativas nas tomadas de decisão.
A criação de ambientes colaborativos requer ferramentas que possibilitem a comunicação independente de tempo e de espaço, permitindo a formação de grupos de trabalhos e equipes com diferentes conhecimentos e especialidades, porém com objetivos em comum, afirma Sarmento (2002).
Segundo Sarmento (2002), a adoção de Sistemas Colaborativos provoca mudança na forma como as pessoas executam suas tarefas podendo levar ao aparecimento de especialistas, uma vez que cada pessoa tem um papel mais específico na execução do trabalho. Outra observação que merece destaque é que Sistemas Colaborativos contém repositórios de informações e, portanto, as pessoas não necessitam saber de tudo, elas simplesmente necessitam saber onde buscar essas informações seja em repositórios eletrônicos, ou diretamente com as pessoas detentoras desse conhecimento. O trabalho executado dessa forma não é mais realizado individualmente, mas sim em conjunto e a tecnologia é o elo de ligação entre os vários atores do processo.

Para Sarmento (2002) o resultado a ser obtido pelas empresas que optarem por um ambiente de trabalho colaborativo é a maior rapidez e qualidade na tomada de decisões, que é baseada em princípios, ao invés de poderes de personalidade. Além de uma redução no ciclo de tempo e eliminação de trabalho sem valor no processo produtivo, proporcionado com isso, um aumento da capacidade de produção, de retorno dos investimentos, de controle e da responsabilidade da força de trabalho, incrementando dessa forma a autossuficiência da organização na realização das suas metas.

BIBLIOGRAFIA

SARMENTO, Anabela Mesquita Teixeira. 2002. Impacto dos Sistemas Colaborativos nas Organizações - Estudo de Casos de Adopção e Utilização de Sistemas Workflow.
Dissertação de Doutorado. Universidade do Minho. 2002.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas