Pular para o conteúdo principal

Teoria dos conjuntos + Texto do Raul = Definição Estrambólica


Esses dias me lembrei de um texto do Raul, é do Raul Seixas. Adoro Raul, assim como gosto de Ciência, Música, Tecnologia e Arte e acabei fazendo uma associação "estrambólica" desse texto com a teoria dos conjuntos, mas precisamente o conceito de interseção.


Confesso que essa minha associação não é nada romântica. Ela é realista. Não acredito nas duas metades da maçã que estão separadas e quando se encontram, se apaixonam e se transformam em uma única maçã. A minha teoria é a seguinte, quando dois conjuntos A e B se conhecem e se apaixonam não existe a união desses conjuntos e sim a interseção deles. Para esclarecer melhor a minha teoria vou explicar: primeiro (1) a definição de interseção, segundo, (2) transcrever o texto do Raul e terceiro (3) finalizar meu raciocínio.

1)    Definição de Interseção:

A interseção dos conjuntos A e B é o conjunto de todos os elementos que pertencem ao conjunto A e ao conjunto B, ou seja, os elementos que são comuns aos dois conjuntos. Quando a interseção de dois conjuntos A e B é o conjunto vazio, dizemos que estes conjuntos são disjuntos.

A figura abaixo, que representa a definição de interseção foi desenhada por mim, pois todas as figuras que encontrei no Google lembram muito aula de matemática e não tem nenhuma arte.

2)    Texto do Raul:
Eu sou uma estrela; Tu és outra estrela. A infinita distância existente entre os dois seres só pode ser abolida pelo amor.

Ninguém é igual. Cada homem e cada mulher é uma estrela girando em sua própria órbita. Mas a civilização, através dos séculos, não respeitou a integridade do homem, criando leis absolutas e tentando impor uma vontade comum a todos. Isso é a mesma coisa que entrar numa sapataria e mandar o sujeito só vender um número de calçado, sem respeitar aqueles que possuem pés menores ou maiores. E se o sapato escolhido não cabe em nossos pés, nós somos, de qualquer forma, obrigados a usá-lo. E usamos!

É preciso tornar a ser o indivíduo outra vez. E, mesmo que até hoje as nossas esperanças tenham sido frustradas, nesta Nova Era, que se inicia, o indivíduo compreenderá o valor de si próprio e se unirá a outros.

3)    Finalização do meu raciocínio:
Quando duas pessoas resolvem ficar juntas o que deveria acontecer, ou pelo menos, o que acredito que deveria acontecer é a interseção e não a união. Justificando o meu ponto de vista, a união implica na junção de todas as coisas das duas pessoas, ou seja, a perda da individualidade, as pessoas deixam de ser elas mesmas a passam a acreditar nas metades da maçã que se unem para formar uma única. Raul, entendeu essa teoria quando disse: Eu sou uma estrela; Tu és outra estrela. A infinita distância existente entre os dois seres só pode ser abolida pelo amor. Ninguém é igual a ninguém. Cada homem e cada mulher é uma estrela girando em sua própria órbita.

Neste caso a interseção a que me refiro é o AMOR. O verdadeiro amor que respeita a si próprio e a individualidade do outro. O AMOR que faz com que duas pessoas se gostem sem abrir mão totalmente do seu jeito de ser e da sua personalidade. O AMOR que não exige que a outra pessoa, pense, viva e respire em função da outra. AMOR que Compartilha afinidades, gostos e até diferenças.

Comentários

Paula Figueiredo disse…
Amei! Perfeita essa visao do amor! :) Genial! bjooos!
Carla disse…
Obrigada. É uma visão é bem Raulseixófica!!

Bjs

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do conceito de família

A FAMÍLIA mostra as leis que vigoram no interior da casa e que, transferidas ao exterior, mantêm a ordem no estado e no mundo. Quando a família está em ordem, todos os relacionamentos sociais da humanidade também estão. Das cinco relações sociais, três são encontradas no interior da família: a relação entre pai e filho, que é a do amor; entre o pai e a mãe, que é a do recato; entre o irmão mais velho e o irmão mais moço, que é a da correção. O afetuoso respeito do filho é então transferido para a vida, como exemplo de lealdade ao dever. A correção e o afeto existentes entre os irmãos são aplicados ao amigo como lealdade e aos superiores como deferência. A família é a célula que dá origem à sociedade, o solo nativo em que o exercício dos deveres morais é facilitado pela natural afeição. Nesse pequeno círculo são criados os princípios éticos que mais tarde serão ampliados às relações humanas em geral. Aqui também a influência deve partir da própria pessoa para dirigir-se aos o

Ofício de Nossa Senhora da Conceição

INTRODUÇÃO Em Maria está toda a plenitude de graças. Nela o Verbo de Deus, Jesus Cristo, se fez homem. Com a encarnação, Maria se fez co-redentora. Com sua vida de união com Jesus, ela se torna mestra, rainha e modelo; na morte de seu Filho Jesus, este no-la entrega como nossa mãe. Por isso, louvemos a toda cheia de graça, Maria, a mãe, mestra e rainha da humanidade. Ave-Maria Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Consagração diária à Nossa Senhora Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus, ó Virgem Dulcíssima, eu Vos ofereço o meu coração, afim de que o conserveis intacto como o Vosso Coração Imaculado. Eu vos ofereço minha inteligência, para que ela conceba apenas pensamentos de paz e bondade, de pureza e verdade. Eu vos ofereço a minha vontade, para que ela se mantenha viva e generosa ao serviço de Deus.

Reciclagem: embalagem de iogurte vira boneco da Turma da Mônica

“A ação é uma forma de reaproveitar materiais e incentivar a criatividade das crianças”. Para educar as crianças para um mundo ecologicamente sustentável, a Danone e a Mauricio de Sousa Produções fizeram uma parceria para lançar " O Verdadeiro Danone Monta Turma " com reaproveitamento da embalagem. Os potinhos do iogurte foram projetados para serem reutilizados e se transformarem em bonecos da Mônica e do Cebolinha. Cada embalagem do iogurte vem com oito potinhos, o que permite montar quatro bonecos - dois da Mônica e dois do Cebolinha. O corpo de cada boneco é formado por dois potinhos. O iogurte ainda vem acompanhado de uma cartela para recortar e colar olhos, cabelos, braços e sapatos para caracterizar cada personagem. Fonte: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,a-estrategia-dos-grandes-embalagem-de-iogurte-vira-boneco-da-turma-da-monica,2835,0.htm