Pular para o conteúdo principal

Museu de Arte Postal


Começo este post com um questionamento extraído do site Museu de Arte Postal.
Por que então fazer um museu virtual de Arte Postal em tempos em que a arte descobriu, com a virtualidade e inovações do mundo digital, novas formas de circulação, mais rápidas e eficientes? Será um desejo de fixar-se à tradição e a um passado recente atropelado pelas inovações técnicas?
E a resposta também foi obtida no mesmo local de onde extrai o questionamento.
Essas perguntas podem não ser respondidas em sua totalidade porque sempre haverá brechas para a discussão e o debate sobre a importância ou não de ações estéticas ou no campo da arte. O que permanece como norte que nos impulsionam a realizar a empreitada do MAP é aderir por inteiro às possibilidades de circulação da arte, propiciando, de forma harmônica, a aliança entre o virtual e o palpável na atualidade. O Museu existirá no mundo virtual, mas os postais circularão pelas bolsas dos carteiros adentrando as salas dos destinatários.
Pois bem, caros leitores, considero a proposta do MAP – Museu de Arte Postal  bem interessante e estrambólica.  Interessante porque eles criaram um espaço para divulgação da arte e estrambólica porque eles inseriram a arte dos cartões postais no mundo virtual.

Para Marco Antonio Portela, idealizador e coordenador do Museu de Arte Postal, a iniciativa é um resgate do cartão-postal como forma de comunicação entre as pessoas, “em uma época, como a atual, em que a virtualidade acabou sufocando a correspondência tradicional, pelo correio”. Segundo ele “estamos na pós-modernidade. Qualquer coisa hoje é o suporte. Não existe mais essa obrigatoriedade da tinta, da prata. Se o artista aceita sua obra impressa em gráfica sob a forma de postal e assina, isso é o que vale”.

O MAP inaugurou sua estreia com obras de quatros artistas:Rogério Reis, Carolina Valansi, Suzana Queiroga e Gustavo Speridião. A cada dois meses, o acervo virtual será enriquecido com obras de mais quatro artistas. Os próximos, em abril, serão Bob N, Vicente de Mello, Luiz Ernesto e Julia Debasse. Para maiores detalhes clique aqui e acesse o site do Museu de Arte Postal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ofício de Nossa Senhora da Conceição

INTRODUÇÃO Em Maria está toda a plenitude de graças. Nela o Verbo de Deus, Jesus Cristo, se fez homem. Com a encarnação, Maria se fez co-redentora. Com sua vida de união com Jesus, ela se torna mestra, rainha e modelo; na morte de seu Filho Jesus, este no-la entrega como nossa mãe. Por isso, louvemos a toda cheia de graça, Maria, a mãe, mestra e rainha da humanidade. Ave-Maria Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Consagração diária à Nossa Senhora Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus, ó Virgem Dulcíssima, eu Vos ofereço o meu coração, afim de que o conserveis intacto como o Vosso Coração Imaculado. Eu vos ofereço minha inteligência, para que ela conceba apenas pensamentos de paz e bondade, de pureza e verdade. Eu vos ofereço a minha vontade, para que ela se mantenha viva e generosa ao serviço de Deus....

A importância do conceito de família

A FAMÍLIA mostra as leis que vigoram no interior da casa e que, transferidas ao exterior, mantêm a ordem no estado e no mundo. Quando a família está em ordem, todos os relacionamentos sociais da humanidade também estão. Das cinco relações sociais, três são encontradas no interior da família: a relação entre pai e filho, que é a do amor; entre o pai e a mãe, que é a do recato; entre o irmão mais velho e o irmão mais moço, que é a da correção. O afetuoso respeito do filho é então transferido para a vida, como exemplo de lealdade ao dever. A correção e o afeto existentes entre os irmãos são aplicados ao amigo como lealdade e aos superiores como deferência. A família é a célula que dá origem à sociedade, o solo nativo em que o exercício dos deveres morais é facilitado pela natural afeição. Nesse pequeno círculo são criados os princípios éticos que mais tarde serão ampliados às relações humanas em geral. Aqui também a influência deve partir da própria pessoa para dirigir-se aos o...

Reciclagem: embalagem de iogurte vira boneco da Turma da Mônica

“A ação é uma forma de reaproveitar materiais e incentivar a criatividade das crianças”. Para educar as crianças para um mundo ecologicamente sustentável, a Danone e a Mauricio de Sousa Produções fizeram uma parceria para lançar " O Verdadeiro Danone Monta Turma " com reaproveitamento da embalagem. Os potinhos do iogurte foram projetados para serem reutilizados e se transformarem em bonecos da Mônica e do Cebolinha. Cada embalagem do iogurte vem com oito potinhos, o que permite montar quatro bonecos - dois da Mônica e dois do Cebolinha. O corpo de cada boneco é formado por dois potinhos. O iogurte ainda vem acompanhado de uma cartela para recortar e colar olhos, cabelos, braços e sapatos para caracterizar cada personagem. Fonte: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,a-estrategia-dos-grandes-embalagem-de-iogurte-vira-boneco-da-turma-da-monica,2835,0.htm