Pular para o conteúdo principal

A Arte da Simplicidade - “O essencial é invisível aos olhos”


“Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”.

Ao contrário do estrambólico que é extravagante, fantástico, maravilhoso, exuberante, a simplicidade é algo singelo, puro, inocente, delicado, espontâneo e principalmente belo.

Um excelente exemplo de simplicidade são as flores. Elas são delicadas, puras e nos encantam os olhos com sua cor e leveza. "Olhai para os lírios do campo, como crescem; eles não trabalham, nem fiam, contudo eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles".

Outro exemplo de simplicidade são as crianças que com sua espontaneidade enxergam o mundo de uma forma mágica e criativa. Possuem uma alma simples e são livres de padrão e preconceito.

A simplicidade vem da alma, por isso ela nos faz enxergar as coisas através do sentimento e não da razão consciente que é tão bombardeada de impressões positivas e negativas e que muitas vezes nos impedem de perceber coisas lindas só porque não se enquadram dentro das regras pré-estabelecidas.


Muitas vezes nossos olhos não conseguem vê “além da aparência” e com isso perdemos a oportunidade de conhecer pessoas, vivenciar experiências que são simples e ao mesmo tempo maravilhosas e enriquecedoras. “O essencial é invisível aos olhos”. Já dizia Antoine de Saint- Exupéry. Ele também é um maravilhoso exemplo de simplicidade. Em sua obra O Pequeno Príncipe, nos fala de coisas simples e carregadas de sentimento. Nos abre a mente para a importância do pôr-do-sol , das flores, da amizade, do amor e principalmente que devemos nos tornar pessoas grandes, mas sem perder a pureza, a inocência e a espontaneidade das crianças.


Dedico este texto ao Pequeno Príncipe que é uma obra simples e bela, a Arte da Simplicidade expressa através da literatura. Transcrevo abaixo algumas frases do livro que me tocam a alma e enchem o coração de bons sentimetos:


“As pessoas grandes adoram números... E triste esquecer um amigo. Nem todo mundo tem amigo. E eu corro o risco de ficar como as pessoas grandes que se interessam por números”.
“Quando a gente está triste demais gosta do pôr-do-sol”.
“Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões e milhões de estrelas, isso basta para que seja feliz quando a contempla”.
“É tão misterioso o país das lágrimas”.
“Devia tê-la julgado pelos atos, não pelas palavras”. São tão contraditórias as flores! Mas eu era jovem demais para saber amar”.
“É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar. A autoridade repousa sobre a razão.”
“Tu julgarás a ti mesmo, respondeu-lhe o rei. É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues julgar-te bem, eis um verdadeiro sábio”.
“Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz”.
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”... A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar”.
Aproveitando, para aqueles que amam a obra do Pequeno Príncipe, gostaria de informar que está em cartaz na Oca, a Exposição Pequeno Príncipe – O Essencial é invisível aos olhos.

Local: Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, OCA – Parque do Ibirapuera – São Paulo – SP
Data: De 22de outubro a 20 de dezembro de 2009
Dias e horários: de terça a sexta-feira, das 9h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10h as 20h.
IMPORTANTE: fechamento da bilheteria com uma hora de antecedência.



Para maiores informações sobre a exposição, o Pequeno Príncipe, Antoine de Saint- Exupéry clique aqui: O Pequeno Príncipe na Oca

Comentários

Paula Figueiredo disse…
Oi Carla! Eu amo o Pequeno Príncipe! Que lindos trechos de poesia! Preciosos! Beijoos!
Estou amando seus comentários! beijooos! Vou tentar ir na peça!
Paula Figueiredo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paula Figueiredo disse…
Carla! Muito obrigada! Fico muito feliz que se interessa em ler o que escrevo. Isso me incentiva muito a continuar na busca pela atualização constante. Sentido a presença que emana da relação EU - TU: uma relação de dois universos distintos em sua atualidade, isto é, em seu momento presente, em um dado momento histórico.
A presença não emana de objetos, mas de pessoas. Enquanto tivermos coragem para nos envolvermos de verdade uns com os outros, vamos! Vamos de mãos dadas! Sem medo de nos ver de frente.

O caminho da evolução progressiva, crescimento constante!
Shanti!
Muitos beijooos!

Convido-a para ler meu novo post! Beijooo! Follow the yellow brick road! (Escrevendo e nos vendo).
Paula Figueiredo disse…
Carla!
Foi maravilhoso e tudo começou aqui, no seu blog. "Pessoas grandes precisam de explicações" Exupéry
Talvez a nossa busca por explicações tenha nos levado até o Pequeno Príncipe, para que aprendêssemos a acreditar no que o nosso coração nos diz ser verdade e, sempre, questionar aquilo que nossos olhos nos afirmam ter acontecido...
"Só se vê bem com o coração", não é?
Muito obrigada por ter aberto essa porta! Amei estar com você e com outros amigos, falando sobre simplicidade, amizade e amor em um dia simplesmente delicioso!
Beijooos!

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do conceito de família

A FAMÍLIA mostra as leis que vigoram no interior da casa e que, transferidas ao exterior, mantêm a ordem no estado e no mundo. Quando a família está em ordem, todos os relacionamentos sociais da humanidade também estão. Das cinco relações sociais, três são encontradas no interior da família: a relação entre pai e filho, que é a do amor; entre o pai e a mãe, que é a do recato; entre o irmão mais velho e o irmão mais moço, que é a da correção. O afetuoso respeito do filho é então transferido para a vida, como exemplo de lealdade ao dever. A correção e o afeto existentes entre os irmãos são aplicados ao amigo como lealdade e aos superiores como deferência. A família é a célula que dá origem à sociedade, o solo nativo em que o exercício dos deveres morais é facilitado pela natural afeição. Nesse pequeno círculo são criados os princípios éticos que mais tarde serão ampliados às relações humanas em geral. Aqui também a influência deve partir da própria pessoa para dirigir-se aos o

Ofício de Nossa Senhora da Conceição

INTRODUÇÃO Em Maria está toda a plenitude de graças. Nela o Verbo de Deus, Jesus Cristo, se fez homem. Com a encarnação, Maria se fez co-redentora. Com sua vida de união com Jesus, ela se torna mestra, rainha e modelo; na morte de seu Filho Jesus, este no-la entrega como nossa mãe. Por isso, louvemos a toda cheia de graça, Maria, a mãe, mestra e rainha da humanidade. Ave-Maria Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Consagração diária à Nossa Senhora Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus, ó Virgem Dulcíssima, eu Vos ofereço o meu coração, afim de que o conserveis intacto como o Vosso Coração Imaculado. Eu vos ofereço minha inteligência, para que ela conceba apenas pensamentos de paz e bondade, de pureza e verdade. Eu vos ofereço a minha vontade, para que ela se mantenha viva e generosa ao serviço de Deus.

Reciclagem: embalagem de iogurte vira boneco da Turma da Mônica

“A ação é uma forma de reaproveitar materiais e incentivar a criatividade das crianças”. Para educar as crianças para um mundo ecologicamente sustentável, a Danone e a Mauricio de Sousa Produções fizeram uma parceria para lançar " O Verdadeiro Danone Monta Turma " com reaproveitamento da embalagem. Os potinhos do iogurte foram projetados para serem reutilizados e se transformarem em bonecos da Mônica e do Cebolinha. Cada embalagem do iogurte vem com oito potinhos, o que permite montar quatro bonecos - dois da Mônica e dois do Cebolinha. O corpo de cada boneco é formado por dois potinhos. O iogurte ainda vem acompanhado de uma cartela para recortar e colar olhos, cabelos, braços e sapatos para caracterizar cada personagem. Fonte: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,a-estrategia-dos-grandes-embalagem-de-iogurte-vira-boneco-da-turma-da-monica,2835,0.htm