Pular para o conteúdo principal

Dalí aqui no Brasil - pela Primeira vez uma exposição inteira sobre Salvador Dalí

É com muita honra e alegria que escrevo este post sobre a exposição, do Salvador Dalí, que acontecerá aqui no Brasil. Sou fã do Dalí e de toda a sua obra e faz tempo que sonho com esta exposição.

"Não esqueçamos que as massas sabem valorizar o sentido da poesia."

A primeira parada acontecerá em maio, no Centro Cultural Banco do Brasil, do Rio. Depois, em outubro, partirá para o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Pinturas a óleo, livros, fotos, objetos, documentos, pertences pessoais e mais diversos trabalhos do surrealista serão abertos ao público. As obras fazem parte do acervo Teatro-Museu Dalí de Figueras, que fica na Espanha. Para conhecer o museu clique aqui. 

O Estrambólica Arte não perderá esta exposição por nada e publicará todos os detalhes da mesma aqui.

Pegando o gancho da exposição, recorri ao meu livro do Dalí, e sempre que recorro a ele, encontro coisas belíssimas.  Transcrevo o resumo de um lindo texto sobre a “fase mística” do Salvador Dalí que encontrei nesse livro.

O manifesto Místico
"Eu Dalí, reatualizando o misticismo espanhol, vou provar com a minha obra a unidade do universo, ao mostrar a espiritualidade de todas a substâncias".
Num texto intitulado “Manifesto Místico”, Dalí explica a mudança que se opera nele: “As coisas mais subversivas que podem acontecer a um ex-surrealista são duas: primeiro, tornar-se místico e, segundo, saber desenhar: estes dois tipos de força acabam de me acontecer simultaneamente. A Catalunha tem então três grandes gênios: Raymond de Sebonde, autor da Teologie Natural; Gaudí, criador do gótico mediterrâneo, e Salvador Dalí, inventor da nova mística paranóico-crítica e, tal como o nome indica, da pintura moderna. A intensa crise do misticismo daliniano é causada basicamente pelo progresso das ciências especializadas da nossa época, em particular, pela espiritualidade metafísica da física quântica e por um plano de simulacros menos substanciais, pelos resultados mais ignominiosamente supergelatinosos e pelos respectivos coeficientes de viscosidade monárquica de toda morfologia universal...”

Dali explica o que o impulsionou a enveredar pelo caminho da mística: “A explosão atômica de 6 de Agosto de 1945 abalou-me sismicamente. Daí em diante, o átomo tornou-se o meu assunto de reflexão preferido. Muitas das paisagens pintadas, durante este período, exprimem o profundo medo que senti, ao anunciarem esta explosão. Aplicava o meu método paranoico-crítico à exploração deste mundo. Quero ver e compreender a força e as leis escondidas nas coisas, para as dominar. Tenho a intuição genial de que disponho de uma arma extraordinária, que me permite penetrar no coração da realidade: o misticismo, isto é, a intuição profunda do que é a comunicação imediata com o todo, a visão absoluta  através da graça da verdade, através da graça divina. Mais forte do que os ciclotrões e do que as calculadoras cibernéticas, posso num instante penetrar nos segredos do real... A mim o êxtase! Exclamei. O êxtase de Deus e do homem. Venha a mim a perfeição, a beleza, para que as possa olhar bem nos olhos. Morte ao academismo, às formulas burocráticas da arte, ao plágio decorativo.  Foi neste estado de intenso profetismo que compreendi que os meios de expressão pictóricos foram inventados definitivamente e com a máxima perfeição e eficácia no Renascimento, e compreendi também que a decadência da pintura moderna resulta do cepticismo e da falta de fé, consequências do materialismo atomista. Eu Dalí, reatualizando o misticismo espanhol, vou provar com a minha obra a unidade do universo, ao mostrar a espiritualidade de todas a substãncia.”

ESPIRITUALIDADE + ARTE + TECNOLOGIA + CIÊNCIA + HUMANIDADE = EVOLUÇÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do conceito de família

A FAMÍLIA mostra as leis que vigoram no interior da casa e que, transferidas ao exterior, mantêm a ordem no estado e no mundo. Quando a família está em ordem, todos os relacionamentos sociais da humanidade também estão. Das cinco relações sociais, três são encontradas no interior da família: a relação entre pai e filho, que é a do amor; entre o pai e a mãe, que é a do recato; entre o irmão mais velho e o irmão mais moço, que é a da correção. O afetuoso respeito do filho é então transferido para a vida, como exemplo de lealdade ao dever. A correção e o afeto existentes entre os irmãos são aplicados ao amigo como lealdade e aos superiores como deferência. A família é a célula que dá origem à sociedade, o solo nativo em que o exercício dos deveres morais é facilitado pela natural afeição. Nesse pequeno círculo são criados os princípios éticos que mais tarde serão ampliados às relações humanas em geral. Aqui também a influência deve partir da própria pessoa para dirigir-se aos o

Ofício de Nossa Senhora da Conceição

INTRODUÇÃO Em Maria está toda a plenitude de graças. Nela o Verbo de Deus, Jesus Cristo, se fez homem. Com a encarnação, Maria se fez co-redentora. Com sua vida de união com Jesus, ela se torna mestra, rainha e modelo; na morte de seu Filho Jesus, este no-la entrega como nossa mãe. Por isso, louvemos a toda cheia de graça, Maria, a mãe, mestra e rainha da humanidade. Ave-Maria Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Consagração diária à Nossa Senhora Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus, ó Virgem Dulcíssima, eu Vos ofereço o meu coração, afim de que o conserveis intacto como o Vosso Coração Imaculado. Eu vos ofereço minha inteligência, para que ela conceba apenas pensamentos de paz e bondade, de pureza e verdade. Eu vos ofereço a minha vontade, para que ela se mantenha viva e generosa ao serviço de Deus.

Reciclagem: embalagem de iogurte vira boneco da Turma da Mônica

“A ação é uma forma de reaproveitar materiais e incentivar a criatividade das crianças”. Para educar as crianças para um mundo ecologicamente sustentável, a Danone e a Mauricio de Sousa Produções fizeram uma parceria para lançar " O Verdadeiro Danone Monta Turma " com reaproveitamento da embalagem. Os potinhos do iogurte foram projetados para serem reutilizados e se transformarem em bonecos da Mônica e do Cebolinha. Cada embalagem do iogurte vem com oito potinhos, o que permite montar quatro bonecos - dois da Mônica e dois do Cebolinha. O corpo de cada boneco é formado por dois potinhos. O iogurte ainda vem acompanhado de uma cartela para recortar e colar olhos, cabelos, braços e sapatos para caracterizar cada personagem. Fonte: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,a-estrategia-dos-grandes-embalagem-de-iogurte-vira-boneco-da-turma-da-monica,2835,0.htm