Pular para o conteúdo principal

DICA - crie e-books na Wikipedia

Eu li, testei e adorei esta dica. Tanto que estou transcrevendo o tutorial aqui no Estrambólica Arte para compartilhá-lo, afinal o Estrambólica Arte também é tecnologia.

Veja como transformar artigos da enciclopédia online em livros eletrônicos
Com milhares de colaboradores, diversidade de verbetes e atualização constante, a Wikipédia suplantou as enciclopédias de papel como fonte de consulta. Mas quem ainda sente falta do formato de livro, a Wikipedia oferece um recurso bem interessante: a possibilidade de criar e-books de artigos. A opção é útil tanto para quem deseja guardar informações sobre celebridades, filmes, seriados e outros assuntos favoritos quanto para aqueles que desejam fazer a leitura sem o uso da internet, pelo smarphone ou tablet.

1 - Habilite o recurso
Para começar a montar o e-book, é preciso ativar o recurso para criação de livros no serviço. Clique em Imprimir/ Exportar no painel esquerdo da enciclopédia e selecione a opção Criar Um Livro. Na página exibida, clique no botão Iniciar o Criador de Livros. Depois, ao acessar qualquer página da enciclopédia, o Criador de livros ficará disponível sempre na parte superior dos artigos, mostrando ainda a quantidade de páginas que já foram salvas. Gostou de um conteúdo? Clique no link Adicionar Esta Página Ao Seu Livro.

2 - Adicione novas páginas
Se, durante a leitura de um verbete, você quiser adicionar as páginas relacionadas ao livro, posicione o mouse sobre os links e clique em Adicionar ao Livro a Página Wiki Ligada. Outra forma de obter resultados relacionados à página é clicar em Sugerir Páginas na parte superior do verbete. Nessa seção, o serviço exibe os assuntos que podem estar ligados ao artigo salvo. Clique sobre o título de cada um deles para consultá-los e, se quiser salvá-los em seu livro, clique no botão verde (+).

3 - Crie o livro
Quando terminar a inclusão de conteúdo, clique no link Mostrar Livro para gerenciar tudo o que foi salvo no e-book. Nesta seção é preciso fornecer título e subtítulo do livro. É possível ordenar as páginas clicando e arrastando-as para a posição desejada ou organizá-las em ordem alfabética, clicando no ícone correspondente. Se quiser apagar algum artigo, selecione o ícone da lixeira ao lado do item a ser removido. Também há como organizar os itens do e-book por capítulos. Basta clicar em Criar Capítulo, dar um nome para ele e arrastar os assuntos desejados para baixo dele.

4 - Formato
Antes de baixar o livro, escolha o formato. Há quatro opções: e-book (PDF), OpenDocument, Kiwix (OpenZIM) e ePUB. Selecione Descarregar para que o sistema comece a gerar o arquivo. Caso demore para renderizar, atualize a página manualmente. Concluído o processo, surge a mensagem O ficheiro Foi Gerado. Transfira o Ficheiro Para o Seu Computador. Ao clicar para baixar o livro, o próprio navegador pode reconhecer o documento e abri-lo em uma aba. É o caso do PDF. Para salvar o arquivo diretamente no computador, clique com o botão direito no link e depois em Salvar Link Como.

INTERESSANTE: Conteúdo falado
O Pediaphon pode ser útil para quem precisa estudar algum assunto e não está com tempo para ler. Ele é capaz de converter artigos da Wikipédia em áudios MP3 para escutar em qualquer aparelho. Por enquanto, ainda não há uma versão em português do Brasil para as narrações, mas há como traduzir conteúdos através da opção More Languages. Para usar o serviço, digite o nome exato da página, escolha uma voz (masculina ou feminina), selecione a velocidade da fala e o formato de saída do arquivo.

Fonte:

http://info.abril.com.br/dicas/internet/outros-5/crie-ebooks-na-wikipedia.shtml?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+Plantao-INFO+%28Plant%C3%A3o+INFO%29

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do conceito de família

A FAMÍLIA mostra as leis que vigoram no interior da casa e que, transferidas ao exterior, mantêm a ordem no estado e no mundo. Quando a família está em ordem, todos os relacionamentos sociais da humanidade também estão. Das cinco relações sociais, três são encontradas no interior da família: a relação entre pai e filho, que é a do amor; entre o pai e a mãe, que é a do recato; entre o irmão mais velho e o irmão mais moço, que é a da correção. O afetuoso respeito do filho é então transferido para a vida, como exemplo de lealdade ao dever. A correção e o afeto existentes entre os irmãos são aplicados ao amigo como lealdade e aos superiores como deferência. A família é a célula que dá origem à sociedade, o solo nativo em que o exercício dos deveres morais é facilitado pela natural afeição. Nesse pequeno círculo são criados os princípios éticos que mais tarde serão ampliados às relações humanas em geral. Aqui também a influência deve partir da própria pessoa para dirigir-se aos o

Ofício de Nossa Senhora da Conceição

INTRODUÇÃO Em Maria está toda a plenitude de graças. Nela o Verbo de Deus, Jesus Cristo, se fez homem. Com a encarnação, Maria se fez co-redentora. Com sua vida de união com Jesus, ela se torna mestra, rainha e modelo; na morte de seu Filho Jesus, este no-la entrega como nossa mãe. Por isso, louvemos a toda cheia de graça, Maria, a mãe, mestra e rainha da humanidade. Ave-Maria Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Consagração diária à Nossa Senhora Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus, ó Virgem Dulcíssima, eu Vos ofereço o meu coração, afim de que o conserveis intacto como o Vosso Coração Imaculado. Eu vos ofereço minha inteligência, para que ela conceba apenas pensamentos de paz e bondade, de pureza e verdade. Eu vos ofereço a minha vontade, para que ela se mantenha viva e generosa ao serviço de Deus.

Reciclagem: embalagem de iogurte vira boneco da Turma da Mônica

“A ação é uma forma de reaproveitar materiais e incentivar a criatividade das crianças”. Para educar as crianças para um mundo ecologicamente sustentável, a Danone e a Mauricio de Sousa Produções fizeram uma parceria para lançar " O Verdadeiro Danone Monta Turma " com reaproveitamento da embalagem. Os potinhos do iogurte foram projetados para serem reutilizados e se transformarem em bonecos da Mônica e do Cebolinha. Cada embalagem do iogurte vem com oito potinhos, o que permite montar quatro bonecos - dois da Mônica e dois do Cebolinha. O corpo de cada boneco é formado por dois potinhos. O iogurte ainda vem acompanhado de uma cartela para recortar e colar olhos, cabelos, braços e sapatos para caracterizar cada personagem. Fonte: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,a-estrategia-dos-grandes-embalagem-de-iogurte-vira-boneco-da-turma-da-monica,2835,0.htm