Olá caros leitores, dando continuidade à série 'Arte e Barbie uma combinação perfeita' segue a escolha do dia: A “Barbie Vênus de Milo”. Fiz esta escolha porque gosto muito e acho a combinação arte + mitologia + Barbie estrambolicamente ótima.
A “Barbie Vênus de Milo” é uma releitura feita por Jocelyne Grivaud da obra de arte que leva o mesmo nome 'Vênus de Milo'. A Vênus de Milo é uma famosa estátua grega. Ela representa a deusa grega Afrodite, do amor sexual e beleza física, tendo ficado, no entanto mais conhecida pelo seu nome romano, Vênus. É uma escultura em mármore com 203 cm de altura, que data de cerca de 130 a.C., e que se pensa ser obra de Alexandros de Antióquia. Segue abaixo um pouco da mitologia da Deusa Vênus ou Afrodite.
Afrodite é uma deusa da Mitologia Grega. É a deusa do amor, da beleza e do sexo. Corresponde a deusa Vênus da Mitologia Romana. Nas cidades de Corinto, Esparta e Atenas, Afrodite era muito cultuada.
A deusa Afrodite nasceu na ilha de Chipre, sendo que para a história do seu nascimento existem duas versões:
Segundo a versão de Hesíodo, Afrodite nasceu de uma forma incomum. Após Cronos cortar os órgãos de Urano (seu pai) e jogá-los ao mar, formou-se em torno desses órgãos uma espuma branca que, misturando-se ao mar, como se fosse uma fecundação, que deu origem a Afrodite.
Para Homero, mais convencional, Afrodite era filha de Zeus (deus dos deuses) e Dione (deusa das ninfas).
Afrodite casou-se com o deus do fogo, Hefesto. Porém, teve inúmeros amantes, tanto deuses como homens mortais, sendo que, de suas aventuras, foram gerados vários filhos. Eros (também conhecido como Cupido), o deus da paixão e do amor, e Anteros, o deus da ordem, são filhos de Afrodite com Ares, o deus da guerra. Com Hermes, o deus mensageiro, Afrodite gerou o deus Hermafrodito (mistura dos nomes dos pais), que tinha como características, além da beleza dos pais, os órgãos sexuais de ambos os gêneros. Com o deus Apolo teve o filho Himeneu (deus do casamento), e com Dionísio o deus do prazer, das festas e do vinho, teve o filho Príapo, o deus da fertilidade, que tinha grandes genitálias e não péssima aparência. Afrodite gerou também um filho do mortal Anquises, que foi chamado de Enéias, e que foi um herói da Guerra de Tróia. Seduziu outros mortais como Adónis, Faetonte e Cíniras.
Apesar de ser conhecida como deusa do amor, Afrodite era muito vingativa, e não tinha piedade de seus inimigos. Teve como principais rivais as deusas Hera e Atena. Aliás, sua desavença com essas deusas deu origem a Guerra de Tróia.
Nas festas em homenagem a Afrodite, as sacerdotisas que a representavam eram prostitutas sagradas, sendo que o sexo com as mesmas era considerado um ritual de adoração. As festas eram consideradas “afrodisíacas”, dando origem a esse termo.
Fontes:
Comentários
Gosto do estilo da sua escrita, e esse post não foi exceção.
Adorei seu comentário, principalmente quando disse que sou "curiosa por arte", pois eu sou mesmo. Quando encontro arte fora do convencional, ou seja, de forma criativa e que tem relação com a proposta aqui do Blog, procuro registrar isso.
Muito obrigada! Os comentários são importantes, pois são o reflexo do que publicamos, são um retorno de quem ler nosso trabalho e isso para mim é fundamental. Seja uma crítica ou um elogio, ambos contribuirão para melhorar meu trabalho.
Bjs,
Carla