Salve o dia internacional do Rock

Hoje, dia 13 de junho é o dia internacional do Rock. Por isso o Estrambólica Arte dedica este post a este gênero musical que revolucionou o mundo. O rock é sinônimo juventude e rebeldia. Mas, rebeldia no sentido de lutar pelo direito de ser livre. Por isso considero o Rock como sinônimo de liberdade e um estilo de vida. O Rock é liberdade de expressão, liberdade de viver e ser nós mesmos.





Para comemorar a data em alto e bom som, a Livraria da Folha separou alguns filmes que contam a história desse gênero musical. Seguem abaixo a relação de alguns filmes:
Botinada - Documentário nacional dirigido por Gastão Moreira, ex-vj da MTV. Com imagens da época e muita pesquisa, ele resgata a origem do punk no Brasil. O movimento teve mais força em Brasília e São Paulo, onde muitos jovens uniam-se para formar bandas ou apenas questionar a sociedade. A evolução para gangues e os problemas que causaram também não foram esquecidos. Ainda há uma busca pelos membros destes grupos atualmente.
The Runaways - Longa estrelado por Kristen Stewart e Dakota Fanning mostra a origem da primeira banda feminina a alcançar notoriedade. Joan Jett e Cherie Currie abriram cominho para outras garotas que queriam fazer rock'n roll. Ainda menores de idade elas assinaram contrato com uma gravadora e entraram para a cena rebelde da Califórnia. Após uma turnê no Japão os problemas surgiram e a banda se separou.
The Doors - Oliver Stone dirige a cinebiografia da banda que teve uma ascensão meteórica e termina de forma trágica. Desde o início nas praias de Venice, passando por todas as situações que desequilibraram Jim Morrison até sua morte. Val Kilmer vive o vocalista morto aos 27 anos, e diz a lenda que ele teve problemas para abandonar o personagem após a filmagem.
The Rolling Stones: Shine a Light - Ao completar 45 anos de carreira, os Stones se apresentaram em dois shows no Beacon Theater de Nova York, contando com diversas participações especiais. Seria apenas mais um registro de show se Martin Scorsese não tivesse filmado e editado as duas noites em forma de filme, que chegou a ser exibido nos cinemas.


Quase Famosos - Apesar de parecer uma história ficcional, o longa é baseado em fatos reais, acompanhando a trajetória de um garoto de apenas 15 anos que decide seguir sua banda favorita pela estrada. Ele acabou se tornando um jornalista musical e conheceu profundamente uma das groupies, garotas conhecidas por perseguirem astros da música e geralmente ir para cama com eles, mais famosas da história.



Fonte: Folha Online - http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/942297-aproveite-o-dia-do-rock-com-filmes-no-ultimo-volume.shtml
Postar um comentário

Postagens mais visitadas