Arte na praia – geometria, natureza e criatividade

O artista americano Andres Amador, utiliza a areia das praias para registrar suas criações. Ele mora em São Francisco, Estados Unidos, está envolvido no projeto há 12 anos.As formas desenhadas na areia são feitas apenas com uma ferramenta da jardinagem. Todo o processo criativo é inspirado nos padrões da natureza, como rachaduras na lama e nas ondas. Antes de desenhar as formas geométricas na areia, o artista faz um desenho preliminar em um caderno.

O artista americano Andres Amador desenha formas geométricas e grafismos em tamanho gigante em areia das praias.
A ideia surgiu quando estava na praia desenhando círculos e triângulos na areia para explicar geometria a um amigo. Foi assim que percebi que esses desenhos podiam se tornar maiores justamente em uma praia perfeita próxima a minha casa, em São Francisco”, diz Amador.
Antes de começar a desenhar na areia, usando apenas uma ferramenta de jardinagem, o artista diz que já tem prontas em um caderno todas as formas que irá produzir.
Alguns desenhos podem demorar anos para serem desenvolvidos, mas também há aqueles que crio rapidamente durante o caminho até a praia”, diz.
Amador aproveita as fases de lua cheia para trabalhar durante a maré baixa até finalizar o trabalho. “Normalmente, eu levo duas horas para completar um desenho na areia. Quando eles são mais grandiosos, levo amigos e fãs para me ajudar”, diz ele.
Originalmente, o fenômeno conhecido como “crop circles” inspirou o artista. São formações circulares em plantações que surgiram primeiramente na Grã-Bretanha e que são vistos por alguns como vestígios de possíveis alienígenas.
Apesar de não usar nada além da ferramenta de jardinagem, o artista encontra as melhores praias para suas produções através da tecnologia do Google Earth.
O caráter temporário das obras produzidas por Amador não o incomoda. “Há tantas coisas que eu amo ao criar dessa maneira, como o fato de ser simples e de usar o mínimo de material”.
O artista de São Francisco também busca texturas naturais, como rachaduras na lama e ondas do mar, ideias para suas produções.

Fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/03/120314_galeria_arte_areia_jf_cc.shtml
2 comentários

Postagens mais visitadas