Garrafas de vidro usadas, reciclagem e arte

"O artista vê cada garrafa descartada como um 'artefato de consumo, prazer, ou pavor', um tema que também carrega em seu imaginário. As garrafas de Dingilian são como ampulhetas artísticas, que capturam um momento no tempo dentro de seus limites".


O artista norte-americano Jim Dingilian mostrou que é possível fazer arte e ao mesmo tempo bem ao planeta, para isso ele utiliza como matéria prima para suas criações garrafas de vidro usadas. Foi dele a criação de um novo modelo de arte em garrafas que é bem diferente dos tradicionais navios feitos dentro dos objetos. O uso da reciclagem transforma garrafas de vidro usadas em arte e ajuda a promover o conceito de arte sustentável. 

A técnica consiste em criar cenas detalhadas dentro de garrafas de vidro recicladas feitas apenas com a fumaça das velas. Para fazer os desenhos, ele utiliza uma vela e deixa a chama queimar o interior da garrafa, que fica revestida com uma camada de fuligem. As cenas são, então, gravadas usando o processo de remoção do preto da fuligem pelo branco que se revela dando origem a figuras de árvores, carros e paisagens industriais dentro dos limites de cada garrafa.

A reciclagem acontece quando ele recolhe garrafas de bebidas vazias de diferentes formas, tamanhos e cores.  Além de recolhê-las em qualquer lugar, ao lado de estradas, em latas de lixo, ou espalhados em estacionamentos.

O trabalho do artista pode ser visto em galerias nos Estados Unidos. Um exemplo é o Museu de Arte e Design, em Nova York.

Fonte:
1 comentário

Postagens mais visitadas