Ouvir música faz bem ao cérebro


Um novo estudo de cientistas canadenses descobriu que ouvir música fez bem ao cérebro.

Uma equipe de estudiosos do Canadá utilizou imagens de ressonância magnética para constatar que áreas do "nucleus accumbens" (centro do cérebro para a satisfação e recompensa) se tornam ativas quando uma pessoa ouve uma música pela primeira vez. As conexões nesse centro cerebral se tornam mais fortes ainda quando o ouvinte aprecia a música que está sendo tocada.

O estudo foi feito no Instituto Neurológico de Montreal, na Universidade McGill. Os cientistas tocaram 60 músicas diferentes a 19 pessoas durante os testes. Os participantes estavam deitados numa máquina de ressonância magnética e manifestavam ter gostado do que ouviam quando compravam as músicas numa réplica de uma loja de música on-line.

"Nós sabemos que o nucleus accumbens está ligado à recompensa. Mas a música é abstrata. Não é como se você estivesse muito faminto e conseguisse um pouco de comida e ficasse feliz porque você está prestes a comer. A mesma coisa acontece com o sexo e com o dinheiro. São essas coisas que normalmente ativam o nucleus accumbens", disse a doutora Valorie Salimpor, uma das cientistas, em entrevista à BBC. "O que é legal é ver que você fica ansioso e se empolga com algo totalmente abstrato: o próximo som da música que está tocando."

Os pesquisadores agora esperam descobrir o que forma o gosto musical de uma pessoa e se a razão pela qual pessoas diferentes gostam de tipos de música diferentes pode ser explicada pela ciência.

Fonte:
Postar um comentário

Postagens mais visitadas