Parabéns ao "Pequeno Príncipe" que completa 70 anos


"O Pequeno Príncipe" o livro mais vendido e traduzido no mundo atrás apenas da Bíblia, completa 70 anos. Ele foi publicado em abril de 1943, quase simultaneamente, em inglês e francês, em Nova York, onde Saint Exupéry se radicou em 1941.

"Saint-Exupéry partiu para os Estados Unidos não para escrever, mas para ajudar a convencer esse país a se juntar à luta contra a barbárie", ressaltou em uma coletiva de imprensa D'Agay, neto de uma irmã do autor. O escritor e piloto Saint-Exupery, que foi um dos franceses mais conhecidos nos Estados Unidos, se mudou para Nova York com a missão pessoal de convencer os americanos a entrar na guerra contra o nazismo.

Foi então que a sua editora americana o convenceu a escrever uma história de Natal, um conto infantil. "Saint-Exupéry estava sempre desenhando em todos as partes a figura de um menino loiro, inspirado em sua infância feliz, e que se tornou o personagem dessa história." O resultado dessa aventura, nascida em um contexto de exílio e de um mundo em guerra, foi um conto mágico e filosófico de cem páginas, que se tornou um fenômeno editorial, "algo que Saint-Exupéry nunca poderia ter imaginado", segundo D'Agay. 

Em seus 70 anos de existência, desde que foi publicado, "O Pequeno Príncipe" vendeu 143 milhões de cópias em todo o mundo.

Para saber mais sobre as comemorações dos 70 anos do “Pequeno Príncipe” clique aqui.

Fonte:
Postar um comentário

Postagens mais visitadas