Inteligência emocional no ensino: "Para aprender, é preciso antes sentir"



Os irmão e pesquisadores canadenses, Daniel Chabot e Michel Chabot, escreveram o livro “Pedagogia Emocional”.  Este livro trata sobre o tema inteligência emocional no ensino. Onde a principal pergunta é: “Como incorporar a inteligência emocional às suas estratégias de ensino”?

A Pedagogia Emocional consiste que para aprender, é necessário antes sentir. Emoções negativas podem prejudicar a memória, autoestima e aprendizado. As positivas, por outro lado, contribuem largamente. E com o tempo, compreender e controlar as emoções consiste no amadurecimento da própria razão, um êxito para qualquer sujeito, em qualquer idade.

O trabalho desenvolvido pelos pesquisadores utiliza conceitos da psicologia e da pedagogia e visa chamar a atenção para o ato de “sentir para aprender”.  Este cenário engloba as dificuldades de aprendizado de centenas de crianças, que em boa parte dos casos são “diagnosticadas” com problemas de cognição.

O livro possui um método onde os autores mostram novas maneiras para pais e professores lidarem com as crianças. Isto é feito através da prática de exercícios e experiência de aprendizagem que ensinam às crianças a identificar as emoções primárias, os motivos pelos quais elas ocorrem, quais as reações instantâneas, e o mais importante como lidar com o conflito entre a emoção e o meio social, fatores esses que acabam influenciando na aprendizagem.

Escrevi este texto porque acredito que razão e emoção estão sempre presentes e influenciam muito a nossa vida. A educação seja ela passada pelos pais ou na escola, além da lógica e da razão que já são consideradas também devem incluir a emoção como item relevante no processo educativo. Quanto mais cedo aprendermos a identificar a nossas emoções, mas fácil será para entendê-las e dominá-las. Um dos grandes desafios do ser humano é controlar suas emoções. Esse descontrole acarreta muitas vezes em tragédias, conflitos e traumas. Tratar as emoções e evitar os sentimentos negativos é um grande avanço para a humanidade.

Este texto utilizou como base uma matéria publicada na Folha. Para visualizar esta matéria clique aqui.

Para quem gostou do tema e quiser conferir o livro segue abaixo informações para obtê-lo:
Autores: Daniel Chabot e Michel Chabot
Editora: Sá
Páginas: 288
Quanto: R$ 39,00
Postar um comentário

Postagens mais visitadas