Pular para o conteúdo principal

Inteligência emocional no ensino: "Para aprender, é preciso antes sentir"



Os irmão e pesquisadores canadenses, Daniel Chabot e Michel Chabot, escreveram o livro “Pedagogia Emocional”.  Este livro trata sobre o tema inteligência emocional no ensino. Onde a principal pergunta é: “Como incorporar a inteligência emocional às suas estratégias de ensino”?

A Pedagogia Emocional consiste que para aprender, é necessário antes sentir. Emoções negativas podem prejudicar a memória, autoestima e aprendizado. As positivas, por outro lado, contribuem largamente. E com o tempo, compreender e controlar as emoções consiste no amadurecimento da própria razão, um êxito para qualquer sujeito, em qualquer idade.

O trabalho desenvolvido pelos pesquisadores utiliza conceitos da psicologia e da pedagogia e visa chamar a atenção para o ato de “sentir para aprender”.  Este cenário engloba as dificuldades de aprendizado de centenas de crianças, que em boa parte dos casos são “diagnosticadas” com problemas de cognição.

O livro possui um método onde os autores mostram novas maneiras para pais e professores lidarem com as crianças. Isto é feito através da prática de exercícios e experiência de aprendizagem que ensinam às crianças a identificar as emoções primárias, os motivos pelos quais elas ocorrem, quais as reações instantâneas, e o mais importante como lidar com o conflito entre a emoção e o meio social, fatores esses que acabam influenciando na aprendizagem.

Escrevi este texto porque acredito que razão e emoção estão sempre presentes e influenciam muito a nossa vida. A educação seja ela passada pelos pais ou na escola, além da lógica e da razão que já são consideradas também devem incluir a emoção como item relevante no processo educativo. Quanto mais cedo aprendermos a identificar a nossas emoções, mas fácil será para entendê-las e dominá-las. Um dos grandes desafios do ser humano é controlar suas emoções. Esse descontrole acarreta muitas vezes em tragédias, conflitos e traumas. Tratar as emoções e evitar os sentimentos negativos é um grande avanço para a humanidade.

Este texto utilizou como base uma matéria publicada na Folha. Para visualizar esta matéria clique aqui.

Para quem gostou do tema e quiser conferir o livro segue abaixo informações para obtê-lo:
Autores: Daniel Chabot e Michel Chabot
Editora: Sá
Páginas: 288
Quanto: R$ 39,00

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do conceito de família

A FAMÍLIA mostra as leis que vigoram no interior da casa e que, transferidas ao exterior, mantêm a ordem no estado e no mundo. Quando a família está em ordem, todos os relacionamentos sociais da humanidade também estão. Das cinco relações sociais, três são encontradas no interior da família: a relação entre pai e filho, que é a do amor; entre o pai e a mãe, que é a do recato; entre o irmão mais velho e o irmão mais moço, que é a da correção. O afetuoso respeito do filho é então transferido para a vida, como exemplo de lealdade ao dever. A correção e o afeto existentes entre os irmãos são aplicados ao amigo como lealdade e aos superiores como deferência. A família é a célula que dá origem à sociedade, o solo nativo em que o exercício dos deveres morais é facilitado pela natural afeição. Nesse pequeno círculo são criados os princípios éticos que mais tarde serão ampliados às relações humanas em geral. Aqui também a influência deve partir da própria pessoa para dirigir-se aos o

Ofício de Nossa Senhora da Conceição

INTRODUÇÃO Em Maria está toda a plenitude de graças. Nela o Verbo de Deus, Jesus Cristo, se fez homem. Com a encarnação, Maria se fez co-redentora. Com sua vida de união com Jesus, ela se torna mestra, rainha e modelo; na morte de seu Filho Jesus, este no-la entrega como nossa mãe. Por isso, louvemos a toda cheia de graça, Maria, a mãe, mestra e rainha da humanidade. Ave-Maria Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Consagração diária à Nossa Senhora Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus, ó Virgem Dulcíssima, eu Vos ofereço o meu coração, afim de que o conserveis intacto como o Vosso Coração Imaculado. Eu vos ofereço minha inteligência, para que ela conceba apenas pensamentos de paz e bondade, de pureza e verdade. Eu vos ofereço a minha vontade, para que ela se mantenha viva e generosa ao serviço de Deus.

Reciclagem: embalagem de iogurte vira boneco da Turma da Mônica

“A ação é uma forma de reaproveitar materiais e incentivar a criatividade das crianças”. Para educar as crianças para um mundo ecologicamente sustentável, a Danone e a Mauricio de Sousa Produções fizeram uma parceria para lançar " O Verdadeiro Danone Monta Turma " com reaproveitamento da embalagem. Os potinhos do iogurte foram projetados para serem reutilizados e se transformarem em bonecos da Mônica e do Cebolinha. Cada embalagem do iogurte vem com oito potinhos, o que permite montar quatro bonecos - dois da Mônica e dois do Cebolinha. O corpo de cada boneco é formado por dois potinhos. O iogurte ainda vem acompanhado de uma cartela para recortar e colar olhos, cabelos, braços e sapatos para caracterizar cada personagem. Fonte: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,a-estrategia-dos-grandes-embalagem-de-iogurte-vira-boneco-da-turma-da-monica,2835,0.htm