Pular para o conteúdo principal

Casamata - a casa do João-de-barro e a vida lotada e apertada das grandes cidades

No dia em que fui à Pinacoteca de São Paulo, para conferir a exposição ZERO, encontrei e acabei visitando também a exposição Casamata, de Laerte Ramos.


Adorei o efeito de um monte “casinhas brancas” penduradas. As “casinhas brancas” tem o estilo das casas do João-de-barro. Além de parecer com a casa do João-de-barro, as Casamatas, de Laerte Ramos, me fizeram sentir o efeito “apertado-lotado” da vida urbana das grandes cidades.


Ao lado da exposição, tem um vídeo mostrando a construção das Casamatas e dos Columbiformes (pombos em bronze patinado de verde em dois tamanhos diferentes que no dorso possuem pequenos feixes metálicos). Até então não tinha percebido os Columbiformes, porém ao assistir o vídeo, vi que tinha um Columbiforme, na minha direção no piso superior. É claro que fui até o piso superior para tirar uma foto. Ao subir tive o privilégio de ver as Casamatas de cima. A visão no piso superior das Casamatas é fantástica. Fiz uma bela foto dos Columbiformes apreciando as Casamatas.


O mais legal de tudo foi a procura pelos vários Columbiforme espalhados pela Pinacoteca. De repente encontrei um monte deles em vários lugares.



Confesso que não conhecia a palavra casamata. Chegue até a pensar que este nome fosse uma invenção do autor. Porque as "casinhas brancas" olhando de perto davam a impressão de ser algo semelhante a um abrigo, um refúgio e também dão a sensação de algo ligado à guerra. Dai faz todo o sentido o nome Casamata.


Como o Estrambólica Arte adora coisas diferentes e que despertam a curiosidade, resolvi pesquisar no Oráculo Google, o que é Casamata? Eis, ue esta palavra existe.Veja a definição que o dicionário Priberam meu deu:
ca·sa·ma·ta
(italiano casamatta)
substantivo feminino
1. Bateria abobadada.
2. Casa à prova de bomba para explosivos ou para habitação de governador de um castelo.
3. Abrigo subterrâneo fortificado, geralmente abobadado. = BÚNQUER
4. Bateria que defende um foss

Segue mais informações sobre a exposição Casamata, para quem quiser conferir.

Sinopse:
A partir do dia 29 de março, a Pinacoteca do Estado recebeu a instalação Casamata, de Laerte Ramos. A obra é composta por 102 peças de cerâmicas, as chamadas Casamatas (abrigo que serve para estocar armas e munição ou alojar pessoas), de 34 formatos distintos e 44 Columbiformes (pombos em bronze patinado de verde em dois tamanhos diferentes que no dorso possuem pequenos feixes metálicos e que acomodam-se em diversos pontos). Ramos traça um paralelo entre estas pequenas construções e casas de João-de-barro.

Serviço
Casamata
Pinacoteca Do Estado de São Paulo – Praça de Luz, 2 Estação Luz do Metrô, São Paulo
De 29 de março a 29 de junho

3324.1000

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do conceito de família

A FAMÍLIA mostra as leis que vigoram no interior da casa e que, transferidas ao exterior, mantêm a ordem no estado e no mundo. Quando a família está em ordem, todos os relacionamentos sociais da humanidade também estão. Das cinco relações sociais, três são encontradas no interior da família: a relação entre pai e filho, que é a do amor; entre o pai e a mãe, que é a do recato; entre o irmão mais velho e o irmão mais moço, que é a da correção. O afetuoso respeito do filho é então transferido para a vida, como exemplo de lealdade ao dever. A correção e o afeto existentes entre os irmãos são aplicados ao amigo como lealdade e aos superiores como deferência. A família é a célula que dá origem à sociedade, o solo nativo em que o exercício dos deveres morais é facilitado pela natural afeição. Nesse pequeno círculo são criados os princípios éticos que mais tarde serão ampliados às relações humanas em geral. Aqui também a influência deve partir da própria pessoa para dirigir-se aos o

Ofício de Nossa Senhora da Conceição

INTRODUÇÃO Em Maria está toda a plenitude de graças. Nela o Verbo de Deus, Jesus Cristo, se fez homem. Com a encarnação, Maria se fez co-redentora. Com sua vida de união com Jesus, ela se torna mestra, rainha e modelo; na morte de seu Filho Jesus, este no-la entrega como nossa mãe. Por isso, louvemos a toda cheia de graça, Maria, a mãe, mestra e rainha da humanidade. Ave-Maria Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Consagração diária à Nossa Senhora Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus, ó Virgem Dulcíssima, eu Vos ofereço o meu coração, afim de que o conserveis intacto como o Vosso Coração Imaculado. Eu vos ofereço minha inteligência, para que ela conceba apenas pensamentos de paz e bondade, de pureza e verdade. Eu vos ofereço a minha vontade, para que ela se mantenha viva e generosa ao serviço de Deus.

Reciclagem: embalagem de iogurte vira boneco da Turma da Mônica

“A ação é uma forma de reaproveitar materiais e incentivar a criatividade das crianças”. Para educar as crianças para um mundo ecologicamente sustentável, a Danone e a Mauricio de Sousa Produções fizeram uma parceria para lançar " O Verdadeiro Danone Monta Turma " com reaproveitamento da embalagem. Os potinhos do iogurte foram projetados para serem reutilizados e se transformarem em bonecos da Mônica e do Cebolinha. Cada embalagem do iogurte vem com oito potinhos, o que permite montar quatro bonecos - dois da Mônica e dois do Cebolinha. O corpo de cada boneco é formado por dois potinhos. O iogurte ainda vem acompanhado de uma cartela para recortar e colar olhos, cabelos, braços e sapatos para caracterizar cada personagem. Fonte: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,a-estrategia-dos-grandes-embalagem-de-iogurte-vira-boneco-da-turma-da-monica,2835,0.htm