Pular para o conteúdo principal

Os famosos selfies de antigamente

O meu último post abordou o tema auto-retratos da bipolaridade, de Josephine King e acabou me rendendo a inspiração para escrever uma série de post dedicadas à arte do auto-retrato, ou se preferir um termo mais moderno, a arte do “selfie”.

Caro(a) leitor(a), com certeza você já ouviu falar na palavra da moda:  “selfie” -  a sensação das redes sociais. Este termo foi considerado a palavra do ano em 2013. A palavra selfie” se tornou tão famosa e popular que foi incluída no dicionário Oxford, como um novo verbete. De acordo com os editores do dicionário, a palavra evoluiu do uso restrito a um público das mídias sociais para um termo usado corriqueiramente por pessoas no mundo inteiro.

Mas, afinal você sabe o que esta palavra tão moderna significa? De acordo com o dicionário Oxford, "selfie" é definida no como "uma fotografia que a pessoa tira dela mesma, tipicamente com um smartphone ou webcam, carregada em um site de mídia social".

Trocando em miúdos, podemos considerar que “selfie” é um auto-retrato dos tempos modernos compartilhado nas redes sociais. Porém, vale a pena ressaltar que a arte dos auto-retratos é bem antiga. Há muito tempo pintores famosos se auto-retratavam em belíssimas obras de artes.

O Estrambólica Arte, resolveu escolher alguns auto-retratos de pintores famosos para mostrar como eram os "selfies" de antigamente. Não resta dúvida que os recursos tecnológicos eram bem precários, mas com certeza, a arte riquíssima. Confesso que esta escolha foi motivada pelo meu gosto pessoal por cada um dos artista selecionados.

"Selfie" de Claude Monet (14 de novembro de 1840 - 5 de dezembro de 1926)
"Selfie" de Vincent Van Gogh (30 de março de 1853 - 29 de julho de 1890)
"Selfie" de Frida Khalo (6 de julho de 1907 - 13 de julho de 1954)
"Selfie" de Salvador Dalí (11 de maio de 1904 - 23 de janeiro de 1989)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do conceito de família

A FAMÍLIA mostra as leis que vigoram no interior da casa e que, transferidas ao exterior, mantêm a ordem no estado e no mundo. Quando a família está em ordem, todos os relacionamentos sociais da humanidade também estão. Das cinco relações sociais, três são encontradas no interior da família: a relação entre pai e filho, que é a do amor; entre o pai e a mãe, que é a do recato; entre o irmão mais velho e o irmão mais moço, que é a da correção. O afetuoso respeito do filho é então transferido para a vida, como exemplo de lealdade ao dever. A correção e o afeto existentes entre os irmãos são aplicados ao amigo como lealdade e aos superiores como deferência. A família é a célula que dá origem à sociedade, o solo nativo em que o exercício dos deveres morais é facilitado pela natural afeição. Nesse pequeno círculo são criados os princípios éticos que mais tarde serão ampliados às relações humanas em geral. Aqui também a influência deve partir da própria pessoa para dirigir-se aos o...

Ofício de Nossa Senhora da Conceição

INTRODUÇÃO Em Maria está toda a plenitude de graças. Nela o Verbo de Deus, Jesus Cristo, se fez homem. Com a encarnação, Maria se fez co-redentora. Com sua vida de união com Jesus, ela se torna mestra, rainha e modelo; na morte de seu Filho Jesus, este no-la entrega como nossa mãe. Por isso, louvemos a toda cheia de graça, Maria, a mãe, mestra e rainha da humanidade. Ave-Maria Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Consagração diária à Nossa Senhora Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus, ó Virgem Dulcíssima, eu Vos ofereço o meu coração, afim de que o conserveis intacto como o Vosso Coração Imaculado. Eu vos ofereço minha inteligência, para que ela conceba apenas pensamentos de paz e bondade, de pureza e verdade. Eu vos ofereço a minha vontade, para que ela se mantenha viva e generosa ao serviço de Deus....

Dalí aqui no Brasil - pela Primeira vez uma exposição inteira sobre Salvador Dalí

É com muita honra e alegria que escrevo este post sobre a exposição, do Salvador Dalí, que acontecerá aqui no Brasil. Sou fã do Dalí e de toda a sua obra e faz tempo que sonho com esta exposição. "Não esqueçamos que as massas sabem valorizar o sentido da poesia." A primeira parada acontecerá em maio, no   Centro Cultural Banco do Brasil , do Rio. Depois, em outubro, partirá para o  Instituto Tomie Ohtake , em São Paulo.  Pinturas a óleo, livros, fotos, objetos, documentos, pertences pessoais e mais diversos trabalhos do surrealista serão abertos ao público. As obras fazem parte do acervo Teatro-Museu Dalí de Figueras, que fica na Espanha.   Para conhecer o museu clique aqui .   O Estrambólica Arte não perderá esta exposição por nada e publicará todos os detalhes da mesma aqui. Pegando o gancho da exposição, recorri ao meu livro do Dalí, e sempre que recorro a ele, encontro coisas belíssimas.  Transcrevo o resumo de um lindo te...