A pedra de Lampião


Eu sou do Sul, mas é Sul do Ceará, região do vale do Cariri. E lá a cultura popular, o folclore e a literatura de cordel correm soltas. Tirando Meu Padrinho Padre Cícero, Lampião é um dos ícones mais populares não só da região do Cariri, mas do Nordeste como um todo e presente em várias histórias de cordel e repentes.
Foto: Joca Oliveira

Estão vendo a pedra da qual estou sentada na foto?  Ela é chamada “Pedra de Lampião”. Reza a lenda que Lampião e seu bando andavam por todo o Nordeste e principalmente no vale do Cariri e Juazeiro do Norte, pois ele era muito devoto do Padre Cícero. Meu bisavô ou tataravô que não me recordo exatamente quem, com o intuído de evitar confusão e manter a política da boa vizinhança com o Rei do Cangaço sempre que Lampião e seu bando apareciam lá por nossas terras tratava logo de arrumar comida e lugar para eles ficarem. Lampião gostava de ficar próximo a um riacho e sentar nessa pedra da minha foto. Isso ganhou fama e foi passando de geração em geração e cá estou relatando esses fatos “estrambólicos” da minha tão querida terrinha e seus famosos ícones.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas