Pular para o conteúdo principal

Ron Mueck – Jovem casal

A impressão que você teve desta obra vendo-a de frente se manteve ao ver a parte de trás? Por quê? Que significado você atribui ao gesto das mãos nas costas da escultura?


Quando o Estrambólica Arte viu o “Jovem casal” pela frente achou-os muito fofinhos e confidentes. Suas roupas, as Havianas da menina, tudo muito doce e refletindo a ardente e apaixonante fase da adolescência. No entanto, ao ver a obra do lado de trás vê-se o movimento e a tensão da raiva, do ciúme, da arrogância, manifestados pela mão do garoto agarrando com força a mão da menina; O que aconteceu para motivar tal atitude não se sabe ao certo, mas é visível pela tensão da mão do menino certa agressividade. Imaginei uma cena de ciúmes, com o menino questionando porque ela estava conversando com outro garoto e a ameaçando de romperem, caso ela continue assim com esse comportamento “simpático” para com outros garotos. Um chato, esse menino. Olhando bem, ele tem uma expressão de mimado e egoísta. Outro ponto a se observar é que nem sempre a realidade é o que aparente ser. Quando olhado apenas de frente o “Jovem Casal” demonstra uma cumplicidade e doçura, porém quando se observa mais de perto percebe-se justamente o contrário.

“Muitas vezes as esculturas de Rom Mueck representam figuras que parecem congeladas em uma situação banal do cotidiano, estimulando nossa imaginação a criar sobre elas. Também é mobilizada nossa vontade de identificação, talvez pela perfeição da representação nos fazendo questionar: em que suas vidas se assemelham com a minha?
“Na escultura “Jovem Casal” a narrativa que criamos apresenta contradições conforme nos deslocamos ao redor. A aparente tranquilidade do casal diante de nós parece ser desmentida pelo gesto que se vê às costas. Esse gesto feito quase às escondidas parece ter sido flagrado por nós, surpreendendo a intimidade da relação entre as figuras”.
Fonte:

Folheto da Exposição

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do conceito de família

A FAMÍLIA mostra as leis que vigoram no interior da casa e que, transferidas ao exterior, mantêm a ordem no estado e no mundo. Quando a família está em ordem, todos os relacionamentos sociais da humanidade também estão. Das cinco relações sociais, três são encontradas no interior da família: a relação entre pai e filho, que é a do amor; entre o pai e a mãe, que é a do recato; entre o irmão mais velho e o irmão mais moço, que é a da correção. O afetuoso respeito do filho é então transferido para a vida, como exemplo de lealdade ao dever. A correção e o afeto existentes entre os irmãos são aplicados ao amigo como lealdade e aos superiores como deferência. A família é a célula que dá origem à sociedade, o solo nativo em que o exercício dos deveres morais é facilitado pela natural afeição. Nesse pequeno círculo são criados os princípios éticos que mais tarde serão ampliados às relações humanas em geral. Aqui também a influência deve partir da própria pessoa para dirigir-se aos o

Ofício de Nossa Senhora da Conceição

INTRODUÇÃO Em Maria está toda a plenitude de graças. Nela o Verbo de Deus, Jesus Cristo, se fez homem. Com a encarnação, Maria se fez co-redentora. Com sua vida de união com Jesus, ela se torna mestra, rainha e modelo; na morte de seu Filho Jesus, este no-la entrega como nossa mãe. Por isso, louvemos a toda cheia de graça, Maria, a mãe, mestra e rainha da humanidade. Ave-Maria Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Consagração diária à Nossa Senhora Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus, ó Virgem Dulcíssima, eu Vos ofereço o meu coração, afim de que o conserveis intacto como o Vosso Coração Imaculado. Eu vos ofereço minha inteligência, para que ela conceba apenas pensamentos de paz e bondade, de pureza e verdade. Eu vos ofereço a minha vontade, para que ela se mantenha viva e generosa ao serviço de Deus.

Reciclagem: embalagem de iogurte vira boneco da Turma da Mônica

“A ação é uma forma de reaproveitar materiais e incentivar a criatividade das crianças”. Para educar as crianças para um mundo ecologicamente sustentável, a Danone e a Mauricio de Sousa Produções fizeram uma parceria para lançar " O Verdadeiro Danone Monta Turma " com reaproveitamento da embalagem. Os potinhos do iogurte foram projetados para serem reutilizados e se transformarem em bonecos da Mônica e do Cebolinha. Cada embalagem do iogurte vem com oito potinhos, o que permite montar quatro bonecos - dois da Mônica e dois do Cebolinha. O corpo de cada boneco é formado por dois potinhos. O iogurte ainda vem acompanhado de uma cartela para recortar e colar olhos, cabelos, braços e sapatos para caracterizar cada personagem. Fonte: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,a-estrategia-dos-grandes-embalagem-de-iogurte-vira-boneco-da-turma-da-monica,2835,0.htm