Ron Mueck – À deriva

Que sensações o homem representado nesta escultura parece ter? Que sensações você teria se estivesse “à deriva”?

O sentimento do Estrambólica Arte ao ver este personagem foi a sensação de uma determinada inercia e a falta de emoção, demonstrando um grande vazio - imensidão sem paisagem - mesmo diante de bens materiais caros e uma aparente “boa vida”.

“Em “À deriva”, vê-se um homem confortavelmente boiando; a sugestão da água se dá pela imensa parede pintada de azul. A figura representada, no entanto, não parece esboçar nenhuma reação ao que lhe acontece. Estaria no ambiente controlado de uma piscina? O título da obra remente a estar sem rumo, ao sabor da corrente, entretanto, a roupa do personagem e mesmo o colchão inflável que usa como meio de flutuação sugerem um ambiente controlado e até prazeroso”.
"Ron Mueck é conhecido por utilizar diversos materiais e técnicas para criar suas esculturas, tais como fibra de vidro, resina, silicone e acrílico, a partir de um primeiro modelo em argila. Veias, unhas, pelos e outros detalhes são reproduzidos com perfeição. Não fosse pelo alteração na escala, suas figuras poderiam ser confundidas com pessoas reais, mas elas não sempre maiores ou menores que uma pessoa real".

Fonte:

Folheto da Exposição
Postar um comentário

Postagens mais visitadas