Ron Mueck - Mulher com compras



Esta obra foi produzida em 2013. Ela é a primeira obra que vemos na exposição a apresentar duas figuras juntas.

Que sensações as personagens parecem ter? Por quê? Como as duas figuras se relacionam entre si?

Ao ver esta escultura o Estrambólica Arte se deparou com uma típica mãe moderna. Que trabalha fora, toma conta da casa e cuida dos filhos. É impressionante como o Ron Mueck conseguiu expressar todo o cansaço que essa tripla jornada promove em uma pessoa. Ao olhar para a Mulher com as sacolas percebe-se as olheiras e a sensação de cansaço dela. O exaustivo dia dela, nos atinge em cheio os sentidos. Outro ponto que me chamou a atenção nesta escultura é que dentro das sacolas estão muitos remédios. Será que estes remédios são para a Mulher, ou para seu marido? Eis outra bela questão à respeito dessa escultura. Pena que a resposta eu não terei. Deixo a livre escolha do leitor formular a sua própria. Eu arriscaria dizer que os remédio são para ela. Devido o excesso de trabalho ela anda agitada, inquieta e com insônia e teve que recorrer a remédios para conseguir relaxar e dormir. Um reflexo da estressante vida moderna que reverte em fobias, depressões e insônias.

"A representação de uma mulher com seu filho é tema recorrente e toda a história da arte, sendo sua forma mais conhecido a imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus". Muitas vezes os artistas procuram por meio desse tema construir discursos morais e buscar aspectos de uma beleza ideal, perfeita. Perceba, entretanto, que esse não é o caso desta escultura".

"Aqui não há a idealização da beleza, nem temas virtuosos e moralizantes. Observe como esta obra de Mueck não há a idealização do amor materno que costumamos ver nas representações desse tema. Atente para a expressão desgastada da mulher e sua aparente indiferença em relação à criança que a encara; veja também suas mãos, que não a tocam, ocupadas em carregar compras".

Fonte:
Folheto da Exposição
Postar um comentário

Postagens mais visitadas