Ron Mueck - Mulher com galhos


O que a mulher parece fazer?
Que significado você atribui à expressão de seu rosto? E a sua nudez?
Que história você imagina que esta obra possa contar?

A impressão que o Estrambólica Arte teve ao ver esta escultura foi a de algo inerente ao nosso instituto animal. Talvez o estado rude com o cabelo desalinhado e a nudez, e carregando esse feixe de galhos me remeteram ao tempo dos homens das cavernas. Selvagens, brutos e vivendo com base nos seus instintos. Outro ponto interessante é a expressão de brava e o enigmático olhar que parecer nos perseguir.

"Em algumas obras o artista parece transitar entre a realidade e a ficção, talvez como reflexo de sua história pessoal relacionada à criação de brinquedos na infância, assim como ao trabalho com o cinema e a televisão. Algumas das figuras representadas em suas esculturas podem nos fazer pensar que se trata de personagens da dimensão do sonho, da fantasia, dos contos e lendas presentes em todas as culturas, embora não se possa identificá-la exatamente com nenhuma história em particular. O fato de a personagem estar nua dificulta ainda mais sua localização temporal".

"O olhar é outro ponto muito interessante, pois dependendo do ângulo do qual a Mulher com galhos é vista, a figura parece nos olhar de volta como se estivesse viva e consciente de nossa presença ao observá-la. Nesse sentido, esta escultura difere de grande parte das obras de Mueck, que em geral apresenta figuras solitárias, aparentemente concentradas em seu próprio mundo".

Fonte:
Folheto da Exposição
Postar um comentário

Postagens mais visitadas