Pular para o conteúdo principal

O poder da música - 5ª Sinfonia de Beethoven mata células do câncer de mama


Recentemente assisti à Minissérie Beethoven, no canal Arte 1. Por coincidência no dia do último capítulo vi a seguinte frase do Arthur Schopenhauer: A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Fiquei com essa frase na cabeça. Cheguei até a mandar para um amigo com qual compartilhei informações sobre o poder da música no tratamento de amnésia e Alzheimer. Informações estas que renderem o seguinte post: “O poder da música na REABILITAÇÃO COGNITIVA (Alzheimer, AVC, amnésia)” aqui no Estrambólica Arte. 

Na Minissérie foi retratada a genialidade, excentricidade e a vida conturbada pela qual viveu Beethoven. Mas, o que mais me chamou atenção foi o processo criação das músicas. Era como se Beethovem tivessem uma verdadeira intervenção Divina. Talvez isso explique e justifique o poder de sua música. Hoje, uma notícia estrambólica me saltou aos olhos; Eis as manchetes:

Células tumorais expostas à 5ª Sinfonia, de Beethoven, perderam tamanho ou morreram”.

Música de Beethoven pode ajudar no controle do câncer de mama”.

No estudo, os pesquisadores do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho submeteram uma cultura de células MCF-7, ligadas ao câncer de mama, a obras como a "5ª Sinfonia", de Ludwig van Beethoven, "Atmosphères", de Gyorgy Ligeti, e a "Sonata para 2 Pianos em Ré maior", de Mozart.

De acordo com os pesquisadores, quando as células MCF-7 foram expostas às obras de Beethoven e de Ligeti, um em cada cinco delas morreu. A composição de Mozart não provocou nenhuma alteração nas células.

O fato de Mozart não ter provocado nenhuma reação é curioso, já que suas composições estão entre as mais utilizadas na musicoterapia. Já foi descrito na literatura que a “Sonata para 2 Pianos” diminui o número de ataques epiléticos e aumenta a capacidade de memória em pacientes com Alzheimer.Nesse caso, porém, nada de especial aconteceu. “Pode ser que a música de Mozart gere efeitos apenas em neurônios, mas não em outros tipos de célula”, sugere Márcia Capella, coordenadora do estudo.

Como o ciclo de duplicação da célula MCF-7 dura aproximadamente 30 horas, os pesquisadores fizeram um intervalo de dois dias entre a sessão musical e o teste dos seus efeitos. “Neste prazo, 20% da amostragem morreu. Entre as células sobreviventes, muitas perderam tamanho e granulosidade”, disse a pesquisadora ao jornal “O Globo”.

Os cientistas também fizeram testes com a MDCK, uma célula não-tumorigênica, e com linfócitos, e elas não responderam a estes estímulos sonoros.

“Ainda precisamos estudar melhor os mecanismos destes efeitos, ou seja: porque apenas alguns tipos de células são sensíveis a estas músicas? E por que apenas alguns tipos específicos de músicas provocam efeitos?”, disse Márcia. A ideia é que, no futuro, o grupo possa criar sequências sonoras específicas para ajudar no tratamento do câncer. Mais para frente, eles pensam em expandir o leque de ritmos musicais a serem utilizados, entre eles samba e funk.

5ª Sinfonia de Beethoven -  Movimento 1


Referências:


Fonte da imagem:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do conceito de família

A FAMÍLIA mostra as leis que vigoram no interior da casa e que, transferidas ao exterior, mantêm a ordem no estado e no mundo. Quando a família está em ordem, todos os relacionamentos sociais da humanidade também estão. Das cinco relações sociais, três são encontradas no interior da família: a relação entre pai e filho, que é a do amor; entre o pai e a mãe, que é a do recato; entre o irmão mais velho e o irmão mais moço, que é a da correção. O afetuoso respeito do filho é então transferido para a vida, como exemplo de lealdade ao dever. A correção e o afeto existentes entre os irmãos são aplicados ao amigo como lealdade e aos superiores como deferência. A família é a célula que dá origem à sociedade, o solo nativo em que o exercício dos deveres morais é facilitado pela natural afeição. Nesse pequeno círculo são criados os princípios éticos que mais tarde serão ampliados às relações humanas em geral. Aqui também a influência deve partir da própria pessoa para dirigir-se aos o

Ofício de Nossa Senhora da Conceição

INTRODUÇÃO Em Maria está toda a plenitude de graças. Nela o Verbo de Deus, Jesus Cristo, se fez homem. Com a encarnação, Maria se fez co-redentora. Com sua vida de união com Jesus, ela se torna mestra, rainha e modelo; na morte de seu Filho Jesus, este no-la entrega como nossa mãe. Por isso, louvemos a toda cheia de graça, Maria, a mãe, mestra e rainha da humanidade. Ave-Maria Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Consagração diária à Nossa Senhora Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus, ó Virgem Dulcíssima, eu Vos ofereço o meu coração, afim de que o conserveis intacto como o Vosso Coração Imaculado. Eu vos ofereço minha inteligência, para que ela conceba apenas pensamentos de paz e bondade, de pureza e verdade. Eu vos ofereço a minha vontade, para que ela se mantenha viva e generosa ao serviço de Deus.

Reciclagem: embalagem de iogurte vira boneco da Turma da Mônica

“A ação é uma forma de reaproveitar materiais e incentivar a criatividade das crianças”. Para educar as crianças para um mundo ecologicamente sustentável, a Danone e a Mauricio de Sousa Produções fizeram uma parceria para lançar " O Verdadeiro Danone Monta Turma " com reaproveitamento da embalagem. Os potinhos do iogurte foram projetados para serem reutilizados e se transformarem em bonecos da Mônica e do Cebolinha. Cada embalagem do iogurte vem com oito potinhos, o que permite montar quatro bonecos - dois da Mônica e dois do Cebolinha. O corpo de cada boneco é formado por dois potinhos. O iogurte ainda vem acompanhado de uma cartela para recortar e colar olhos, cabelos, braços e sapatos para caracterizar cada personagem. Fonte: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,a-estrategia-dos-grandes-embalagem-de-iogurte-vira-boneco-da-turma-da-monica,2835,0.htm