Github

Em 2008, Tom Preston-Werner, Chris Wanstrath e PJ Hyett criaram o GitHub, uma aplicação  Web que possibilita a hospedagem de repositórios Git, além de servir como uma rede social para programadores. Diversos projetos de código aberto importantes são hospedados no GitHub, por exemplo: jQuery, Spring, JUnit entre outros. Atualmente o GitHub possui mais de 3 milhões de usuários e mais de 12 milhões de repositórios.
Além do GitHub os principais serviços que suportam o Git são: Bitbucket, Google Code , Project Locker e o GitLab.
É importante explicar que o Git e o GitHub não são a mesma coisa. O Git é o sistema de controle de versões, com o qual interagimos na linha de comando. Por outro lado, o GitHub é uma rede social para programadores que disponibiliza repositórios Git acessíveis remotamente. O GitHub é muito utilizado em projetos open source que possuem vários colaboradores espalhados pelo mundo inteiro.


Para facilitar a vida do usuário que não gosta de utilizar linha de comando a equipe do GitHub desenvolveu uma aplicação visual (software) para o Git no Windows chamada de GitHub for Windows.  Para acessar a apostila do GitHub e GitHub for Windows clique aqui.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas