O que é um makerspace

Para o LabLivre da UFABC, makerspace é um espaço em que o desenvolvimento e criação de tecnologias é um ato de diversão, de aprendizagem autônoma, de incentivo à curiosidade e de criação compromissada com a cultura do compartilhamento. É um espaço de superação das velhas divisões do mundo moderno nas quais a tecnologia estava separada da arte, das potências derivadas da vontade de conhecer e de superar desafios, e do prazer que vem do conhecimento livre. É um lugar no qual toda pessoa pode aprender a fazer tecnologias.

O Movimento Maker é uma extensão da cultura Faça-Você-Mesmo ou, em inglês, Do-It-Yourself (ou simplesmente DIY). Esta cultura moderna tem em sua base a idéia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos.

Os makerspaces também são conhecidos como hackerspace ou hackspace (hacker + espaço), hacklab (hacker + laboratório) ou creative space (espaço criativo).
  • As principais atividades de um makerspace são:
  • Aprendizagem, colaboração e compartilhamento de conhecimento;
  • Apresentações, cursos e palestras;
  • Atividades sociais envolvendo a comunidade;
  • Trabalho em pequenos projetos DIY;
  • Desenvolvimento de projetos de hardware livre; software livre; arte (arte cibernética); jogos ou animações digitais.

Em São Paulo, o “Garoa Hacker Clube” é uma referência. Totalmente mantido por voluntários, este espaço localizado em uma casa em Pinheiros, é aberto e gratuito a todos que quiserem frequentar. Lá eles têm diversos equipamentos, ferramentas e materiais para a realização de projetos, como uma Impressora 3D, Arduinos, componentes eletrônicos variados, ferramentas básicas de marcenaria, estações de solda, instrumentação eletrônica (osciloscópios, geradores de função, multímetros e fontes reguladas), hardware velho, um estúdio com equipamentos e instrumentos musicais, uma cozinha com equipamentos para fabricação de cerveja, uma sala de jogos e uma extensa biblioteca.

Referência:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas