Por que queremos imprimir um laboratório

Impressoras 3D

“As imagens acima são das impressoras 3D que estarão no WikiLab quando imprimirmos as peças e montarmos o laboratório. Elas são verdadeiras metamáquinas”.

O texto abaixo foi postado pelo Prof. Sérgio Amadeu, na sua timeline, do Facebook e explica o porquê queremos imprimir um laboratório, o Wikilab, e a importância de fazermos isso.

As tecnologias nunca foram neutras. Atualmente o poder político, militar ou econômico não se realiza sem tecnologias. Apropriar-se das técnicas, invertê-las e colocá-las a serviço da diversidade, da democracia e dos direitos é uma tarefa também importante. Pesquisar as possibilidades das tecnologias livres e abertas é um dever das universidades. Abrir espaços para as comunidades se apropriarem e utilizarem tecnologias avançadas é um elemento democratizador e socialmente inclusivo. Ir para a fronteira da Internet das Coisas, da impressão 3D, da programação de autômatos e colocar tudo isso a serviço do comum e da democracia é nossa ideia. Por isso, estamos imprimindo um laboratório, o WikiLab. Vamos montá-lo do modo hacker. Nele, acadêmicos e makers farão seus experimentos. Impressoras 3D, mini-fresadoras, computadores, dispositivos de robótica, placas nano-controladoras, conviverão com debates sobre como utilizar isso para fortalecer a participação, a cultura e os direitos humanos. Esse será o WikiLab, experimento conjunto do laboratório de tecnologias livres da UFABC e do ABC makerspace. Vale a pena conhecer. Para ajudar no financiamento, em breve lançaremos um curso de python para learning machine (máquinas que aprendem). Outro curso rápido será "O que um cientista social precisa saber sobre os algoritmos?". Quem tiver contribuido no catarse poderá participar.

(Sérgio Amadeu)
Postar um comentário

Postagens mais visitadas