Arte e Tecnologia - Que tal um drone pintor


Drone pintor?! Tá, isso parece mais um desses roteiros estrambólicos de filme de ficção cientifica surrealista, porém para seu espanto, é a mais pura realidade.

Pra começo de história acho que nem todo mundo sabe o que é drone. Então, para que este post não fique algo do “além” ou roteiro de ficção cientifica com toque de arte lá vai a definição:

DRONE, O QUE É ISSO? Pequenas aeronaves não tripuladas. Aqui no Brasil, são conhecidos também pela sigla VANT (veículo aéreo não tripulado), mas o apelido norte-americano tem feito mais sucesso na mídia e na Internet. Os aviõezinhos são controlados remotamente, como se fossem aeromodelos.

Originalmente, os drones tinham como objetivo permitir que soldados vigiassem ou até mesmo atacassem determinada região de uma forma menos perigosa – afinal, o máximo que poderia acontecer com uma aeronave não tripulada seria ela ser abatida em combate, mas a vida de nenhum militar seria perdida.

Os primeiros usos militares de aeronaves não tripuladas datam do século retrasado, mas foi a partir dos anos 80 que eles começaram a chamar mais a atenção – passaram de simples “brinquedos” para armas de verdade quando foram utilizados pela força aérea israelense contra a força aérea síria em 1982.

Apesar de ter uma origem militar, atualmente ultrapassaram este contexto para cenários mais populares, aparecendo até mesmo em jogos como Call of Duty e Battlefield, além de filmes e séries: Stargate SG-1, Dark Angel, Stealth, Fours Lions, The Bourne Legacy.

Assim que se tornaram dispositivos de uma aquisição mais fácil, os drones foram primeiramente implementados para tarefas que pudessem ajudar os setores públicos de segurança – utilizados por bombeiros para apagar incêndios em região de difícil acesso, ou que apresentassem risco demasiado para as equipes de resgate.

E quanto mais populares e acessíveis os dispositivos ficam, mais criativos se tornam os seus usos. Equipes de jornalismo estão substituindo os seus MarcaCops, helicópteros usados para fazer tomadas aéreas em reportagens e coberturas de eventos em geral, por drones. Foi o caso da reportagem da Folha de S. Paulo, que se amparou nas imagens aéreas para ter uma noção da extensão das manifestações, ou até das filmagens em eventos esportivos e shows, que usam drones equipados com câmeras de alta qualidade para registrar as imagens.

Apesar de estarem cada vez mais populares, os drones, ainda não são assim tão familiares ao público.

CURIOSIDADES INTERESSANTES:

·    - Assim como a Internet os drones tiverem uma origem militar.

·  - Um pequeno veículo aéreo não identificado sobrevoou a multidão que protestava pelas ruas de São Paulo, o que causou pânico em muita gente – seria um aparato de espionagem? Seria um mini helicóptero da polícia vigiando os manifestantes? Houve até quem confundisse o pequeno dispositivo voador com um OVNI, mas tratava-se apenas de um drone da GoCam, contratada pelo jornal Folha de S. Paulo para fazer imagens aéreas da manifestação que se estendeu por quilômetros.

 UTILIZAÇÕES DOS DRONES NAS REDES SOCIAIS E SITEMAS DE VAREJO:

·    - Facebook desenvolve satélite e drone que fornecem internet via raio laser.
·    - Amazon testa drones para agilizar entregas.

UM DRONE PINTOR
O artista plástico e grafiteiro americano Katsu fará uma apresentação de suas obras em um evento no Vale do Silício, mas as suas obras não foram feitas à mão. A série, intitulada “Drone Paintings”, como o próprio nome já diz, foi criada a partir de drones equipados com latas de tinta spray.

O artista utilizou os drones para criar pinturas abstratas em telas em branco. Katsu levou meses para ajustar a altura ideal e diferentes métodos para ativar as latas de spray. Inicialmente, o artista pretendia criar grafites com a ajuda do drone, mas os resultados não ficaram satisfatórios.

Segundo a galeria The Hole, responsável pela curadoria do artista, durante a exposição serão mostrados vídeos sobre como os trabalhos foram feitos e a tecnologia usada por Katsu para criá-los.

As obras criadas por Katsu e o drone foram expostas na primeira feira que irá misturar arte e tecnologia, a Sillicon Valley Contemporary Art Fair. O evento ocorrerá entre os dias 10 e 13 de abril no Vale do Silício.

O Estrambólica Arte foi atrás e encontrou o vídeo “KATSU's Drone Paintings” que mostra o drone artista em ação! Para visualizar o vídeo clique aqui.


REFERÊNCIAS:



Postar um comentário

Postagens mais visitadas