Você já parou para pensar que nada é invisível, nem mesmo o som

Você já parou para pensar qual seria a imagem do som? A verdade é que nada é invisível, nem mesmo o som.

Diferente do nosso artista “ciborgue sonocromático” que ouve cores, um novo estudo científico comprovou que é possível ver os ruídos e há, inclusive, um vídeo do YouTube que revela como o som se parece.

Segundo o estudo, o ruído é apenas uma mudança na densidade do ar, ou seja, uma onda sonora. Ao ver uma banda tocar ao vivo, por exemplo, as ondas de som que tocam os tímpanos voltam e batem no ponto de origem (as caixas de som), o que gera uma pressão no ar ao redor do aparelho.

Não é possível ver esse momento a olho nu. Mas já existem tecnologias capazes de tirar fotos, como a Schlieren Flow Visualization (SFV), desenvolvida em meados do século 19 pelo físico alemão August Toepler.

Até agora, essa é uma das melhores maneiras de ver aquilo que passa despercebido ao olho nu. O método é muito usado por cientistas em estudos de epidemiologia, por exemplo, que querem estudar o poder invisível e o alcance de tosses ou espirros.

Além disso, a técnica permite a visualização dessas mudanças de densidade das ondas sonoras.  Pesquisadores e engenheiros mecânicos do instituto New Mexico Tech Michael Hargather usaram a técnica para ver sons, como o disparo de uma arma.

É obvio que o curioso Estrambólica Arte não deixaria este vídeo passar despercebido. E deu uma “espiada” nele para conferir qual é a imagem do somSe você também quiser captar as imagens  desses sons vide o vídeo abaixo.
NOTA: Para ler o post  completo com a “A história e a arte do estrambólico artista ciborgue sonocromático” clique aqui.

REFERÊNCIA:

http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2014/04/este-video-vai-te-provar-que-o-som-nao-e-invisivel.shtml?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+Plantao-INFO+%28Plant%C3%A3o+INFO%29
Postar um comentário

Postagens mais visitadas