Os famosos selfies de antigamente

O meu último post abordou o tema auto-retratos da bipolaridade, de Josephine King e acabou me rendendo a inspiração para escrever uma série de post dedicadas à arte do auto-retrato, ou se preferir um termo mais moderno, a arte do “selfie”.

Caro(a) leitor(a), com certeza você já ouviu falar na palavra da moda:  “selfie” -  a sensação das redes sociais. Este termo foi considerado a palavra do ano em 2013. A palavra selfie” se tornou tão famosa e popular que foi incluída no dicionário Oxford, como um novo verbete. De acordo com os editores do dicionário, a palavra evoluiu do uso restrito a um público das mídias sociais para um termo usado corriqueiramente por pessoas no mundo inteiro.

Mas, afinal você sabe o que esta palavra tão moderna significa? De acordo com o dicionário Oxford, "selfie" é definida no como "uma fotografia que a pessoa tira dela mesma, tipicamente com um smartphone ou webcam, carregada em um site de mídia social".

Trocando em miúdos, podemos considerar que “selfie” é um auto-retrato dos tempos modernos compartilhado nas redes sociais. Porém, vale a pena ressaltar que a arte dos auto-retratos é bem antiga. Há muito tempo pintores famosos se auto-retratavam em belíssimas obras de artes.

O Estrambólica Arte, resolveu escolher alguns auto-retratos de pintores famosos para mostrar como eram os "selfies" de antigamente. Não resta dúvida que os recursos tecnológicos eram bem precários, mas com certeza, a arte riquíssima. Confesso que esta escolha foi motivada pelo meu gosto pessoal por cada um dos artista selecionados.

"Selfie" de Claude Monet (14 de novembro de 1840 - 5 de dezembro de 1926)
"Selfie" de Vincent Van Gogh (30 de março de 1853 - 29 de julho de 1890)
"Selfie" de Frida Khalo (6 de julho de 1907 - 13 de julho de 1954)
"Selfie" de Salvador Dalí (11 de maio de 1904 - 23 de janeiro de 1989)
Postar um comentário

Postagens mais visitadas