Utilizando a música para ajudar a manter o foco e evitar distrações

"Usando a neurociência e a psicologia para entender a distração, a focus@will desenvolve faixas musicais"
"Ouvir  música para ajudar na concentração pode ser uma boa alternativa para se abstrair do ambiente a sua volta"

O Estrambólica Arte há tempos acredita no poder e no benefício da música. Já escrevi sobre “Musicoterapia - o poder de cura da música”. Agora, o objetivo é mostrar como utilizar a música para se manter concentrado.

No post “5 dicas para quem está fazendo mestrado e precisa conseguir estudar mais e não tem muito tempo disponível” mencionei que uma das formas de conseguir me manter concentrada quando tenho que estudar ou executar um trabalho que requer muito atenção é ouvir música.

Desde criança que adoro estudar ouvindo música. A música me ajuda não só a me manter focada como memorizar mais fácil o que estou estudando. Por coincidência acabei de ler uma matéria que fala exatamente sobre isso. Foi ótimo constatar o que a minha intuição desde sempre já sabia.

Enquanto escrevo este texto, estou ouvindo a seleção de músicas sugerida pelo estudo.  Sou suspeita para falar, pois a música tem o poder de despertar minha criatividade e prender minha atenção. Segue trechos da matéria sobre a focus@will e poder de concentração através da música que considerei importante compartilhar e deixar registrado aqui no Estrambólica Arte.

De acordo com focus@will, ouvir  música para ajudar na concentração pode ser uma boa alternativa para se abstrair do ambiente a sua volta.
A focus@will  é uma empresa que oferece playlists para que você possa maximizar a sua concentração e não perder o foco com outras coisas. Para saber mais sobre a focus@will   clique aqui.

Usando a neurociência e a psicologia para entender a distração, a focus@will desenvolve faixas musicais que vão desde músicas clássicas e melodias acústicas até sons de chuva e ondas quebrando na praia.

A empresa sugere que maior parte da distração é causa pela audição. Qualquer som estranho no ambiente pode acabar com seu foco. O homem desenvolveu sua audição na pré-história para ficar atento a predadores. Com o passar dos anos, essa não é mais a maior necessidade do ser humano, mas seu sistema auditivo se mantém aguçado.

Se você ouvir um som estranho agora, vai parar de ler o texto para ver o que é esse barulho. Você perdeu seu foco no texto. Vai voltar a ler e pode se esquecer de onde parou. “Você já imaginou como seria distrativo se você ficar notando cada pequeno detalhe do ambiente todo o tempo?”, explica focus@will.

Muitos escritórios colocam música ambiente para que os seus funcionários sejam mais produtivos — e não caiam no sono. Mas isso pode ser um grande erro, pois se a faixa musical não for bem escolhida, você pode acabar passando o resto do dia com aquele refrão-chiclete grudado na sua cabeça — e isso não vai ajudar sua concentração.

Segundo a focus@will, o tempo médio que as pessoas conseguem se concentrar é de 20 minutos por vez. Mas com a faixa musical correta, esse tempo pode se prolongar por até 100 minutos.

Para visualizar o vídeo com a seleção de músicas sugerida pela focus@will para ajudar na concentração e ouvi-las clique aqui.

Referências:


https://www.focusatwill.com/wp/blog/

https://www.focusatwill.com/wp/science/science-primer/
Postar um comentário

Postagens mais visitadas