Pular para o conteúdo principal

Utilizando a música para ajudar a manter o foco e evitar distrações

"Usando a neurociência e a psicologia para entender a distração, a focus@will desenvolve faixas musicais"
"Ouvir  música para ajudar na concentração pode ser uma boa alternativa para se abstrair do ambiente a sua volta"

O Estrambólica Arte há tempos acredita no poder e no benefício da música. Já escrevi sobre “Musicoterapia - o poder de cura da música”. Agora, o objetivo é mostrar como utilizar a música para se manter concentrado.

No post “5 dicas para quem está fazendo mestrado e precisa conseguir estudar mais e não tem muito tempo disponível” mencionei que uma das formas de conseguir me manter concentrada quando tenho que estudar ou executar um trabalho que requer muito atenção é ouvir música.

Desde criança que adoro estudar ouvindo música. A música me ajuda não só a me manter focada como memorizar mais fácil o que estou estudando. Por coincidência acabei de ler uma matéria que fala exatamente sobre isso. Foi ótimo constatar o que a minha intuição desde sempre já sabia.

Enquanto escrevo este texto, estou ouvindo a seleção de músicas sugerida pelo estudo.  Sou suspeita para falar, pois a música tem o poder de despertar minha criatividade e prender minha atenção. Segue trechos da matéria sobre a focus@will e poder de concentração através da música que considerei importante compartilhar e deixar registrado aqui no Estrambólica Arte.

De acordo com focus@will, ouvir  música para ajudar na concentração pode ser uma boa alternativa para se abstrair do ambiente a sua volta.
A focus@will  é uma empresa que oferece playlists para que você possa maximizar a sua concentração e não perder o foco com outras coisas. Para saber mais sobre a focus@will   clique aqui.

Usando a neurociência e a psicologia para entender a distração, a focus@will desenvolve faixas musicais que vão desde músicas clássicas e melodias acústicas até sons de chuva e ondas quebrando na praia.

A empresa sugere que maior parte da distração é causa pela audição. Qualquer som estranho no ambiente pode acabar com seu foco. O homem desenvolveu sua audição na pré-história para ficar atento a predadores. Com o passar dos anos, essa não é mais a maior necessidade do ser humano, mas seu sistema auditivo se mantém aguçado.

Se você ouvir um som estranho agora, vai parar de ler o texto para ver o que é esse barulho. Você perdeu seu foco no texto. Vai voltar a ler e pode se esquecer de onde parou. “Você já imaginou como seria distrativo se você ficar notando cada pequeno detalhe do ambiente todo o tempo?”, explica focus@will.

Muitos escritórios colocam música ambiente para que os seus funcionários sejam mais produtivos — e não caiam no sono. Mas isso pode ser um grande erro, pois se a faixa musical não for bem escolhida, você pode acabar passando o resto do dia com aquele refrão-chiclete grudado na sua cabeça — e isso não vai ajudar sua concentração.

Segundo a focus@will, o tempo médio que as pessoas conseguem se concentrar é de 20 minutos por vez. Mas com a faixa musical correta, esse tempo pode se prolongar por até 100 minutos.

Para visualizar o vídeo com a seleção de músicas sugerida pela focus@will para ajudar na concentração e ouvi-las clique aqui.

Referências:


https://www.focusatwill.com/wp/blog/

https://www.focusatwill.com/wp/science/science-primer/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do conceito de família

A FAMÍLIA mostra as leis que vigoram no interior da casa e que, transferidas ao exterior, mantêm a ordem no estado e no mundo. Quando a família está em ordem, todos os relacionamentos sociais da humanidade também estão. Das cinco relações sociais, três são encontradas no interior da família: a relação entre pai e filho, que é a do amor; entre o pai e a mãe, que é a do recato; entre o irmão mais velho e o irmão mais moço, que é a da correção. O afetuoso respeito do filho é então transferido para a vida, como exemplo de lealdade ao dever. A correção e o afeto existentes entre os irmãos são aplicados ao amigo como lealdade e aos superiores como deferência. A família é a célula que dá origem à sociedade, o solo nativo em que o exercício dos deveres morais é facilitado pela natural afeição. Nesse pequeno círculo são criados os princípios éticos que mais tarde serão ampliados às relações humanas em geral. Aqui também a influência deve partir da própria pessoa para dirigir-se aos o

Ofício de Nossa Senhora da Conceição

INTRODUÇÃO Em Maria está toda a plenitude de graças. Nela o Verbo de Deus, Jesus Cristo, se fez homem. Com a encarnação, Maria se fez co-redentora. Com sua vida de união com Jesus, ela se torna mestra, rainha e modelo; na morte de seu Filho Jesus, este no-la entrega como nossa mãe. Por isso, louvemos a toda cheia de graça, Maria, a mãe, mestra e rainha da humanidade. Ave-Maria Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Consagração diária à Nossa Senhora Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus, ó Virgem Dulcíssima, eu Vos ofereço o meu coração, afim de que o conserveis intacto como o Vosso Coração Imaculado. Eu vos ofereço minha inteligência, para que ela conceba apenas pensamentos de paz e bondade, de pureza e verdade. Eu vos ofereço a minha vontade, para que ela se mantenha viva e generosa ao serviço de Deus.

Reciclagem: embalagem de iogurte vira boneco da Turma da Mônica

“A ação é uma forma de reaproveitar materiais e incentivar a criatividade das crianças”. Para educar as crianças para um mundo ecologicamente sustentável, a Danone e a Mauricio de Sousa Produções fizeram uma parceria para lançar " O Verdadeiro Danone Monta Turma " com reaproveitamento da embalagem. Os potinhos do iogurte foram projetados para serem reutilizados e se transformarem em bonecos da Mônica e do Cebolinha. Cada embalagem do iogurte vem com oito potinhos, o que permite montar quatro bonecos - dois da Mônica e dois do Cebolinha. O corpo de cada boneco é formado por dois potinhos. O iogurte ainda vem acompanhado de uma cartela para recortar e colar olhos, cabelos, braços e sapatos para caracterizar cada personagem. Fonte: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,a-estrategia-dos-grandes-embalagem-de-iogurte-vira-boneco-da-turma-da-monica,2835,0.htm